Evento no Parque da Cidade teve marchinhas, concurso de fantasia e coroação dos reis e rainhas da folia

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) de Barra Mansa realizou nesta sexta-feira, dia 25, uma festa de carnaval para os alunos matriculados em um de seus serviços, a Oficina Profissionalizante Professora Didi Coutinho, localizada no Parque da Cidade,no Centro. A atividade  contou com a participação de 47 pessoas, com idades entre 17 e 50 anos, e com a presença da Coordenadora Municipal de Educação Especial, Sonia Coutinho, e da Gerente de Educação Especial, Cecília Maria Lúcio Pacheco.

De acordo com a coordenadora Sonia, o calendário anual de atividades conta com a comemoração de datas especiais. “Nós sempre buscamos trazer momentos de descontração e de valorização da autoestima. Em todas as datas comemorativas, nós preparamos uma atividade para trazer mais alegria ao dia a dia de cada um deles”, destacou Sônia Coutinho.

A festa teve decoração, fantasias e muita música. “Como forma de incentivá-los, eles serão coroados reis, rainhas e faremos um concurso de fantasias. Além disso, as marchinhas de carnaval são acompanhadas pelos nossos alunos e seus instrumentos musicais”, acrescentou a coordenadora.

O evento contou com a presença da vereadora Luciana Alves, que é engajada na luta pela inclusão. “Esse trabalho do Cemae é fundamental em Barra Mansa, esse acompanhamento e esses momentos festivos trazem muita alegria e reconhecimento para eles. Temos vividos dias difíceis, desde que a pandemia teve início. Então, ver no rosto deles esse momento de reencontro e poder festejar, não tem preço. A Sônia Coutinho é uma pessoa que trabalha há muitos anos nessa causa e desenvolve um trabalho muito lindo. E hoje está sendo um dia muito especial. Foi muito gratificante chegar aqui e ver os meninos tocando os instrumentos, incluídos na banda. Estou sem palavras pra descrever este momento”, revelou a vereadora.

A Oficina Profissionalizante Professora Didi Coutinho/Cemae, sob a responsabilidade de Maria Isabel Diaz Couto Melloto, oferece diversas oficinas como culinária, cartonagem, carpintaria e reciclagem. “Como já disse, nosso trabalho aqui é a valorização deles, sempre buscando incentivá-los. Aqui eles são treinados para o mercado de trabalho, fazemos o possível para que eles se sintam produtivos”, concluiu Sônia Coutinho.