Iniciativa é desenvolvida por meio de parceria entre a ArcelorMittal e a Prefeitura visa à melhoria da qualidade de vida dos educandos

Pelo segundo ano consecutivo o Projeto Ver e Viver, desenvolvido pela empresa ArcelorMittal em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, beneficiou 61 alunos da rede municipal de ensino com a  entrega de óculos totalmente gratuitos. Nesta edição, os exames de acuidade visual foram realizados em oito escolas, com encaminhamento de 212 estudantes para consultas com especialista. Deste total, 61tiveram confirmadas a necessidade do uso das lentes.

A entrega dos óculos ocorreu na manhã desta sexta-feira, 19, no Centro de Educação Integrada Vieira da Silva e contou com a participação da vice-prefeita, professora Fátima Lima, do secretário de Educação, Fernando Vitorino, do subsecretário da Pasta, Ricardo Rosa, da gerente de Educação Básica Saionara Maciel, pais e responsáveis, além de representantes da AcerlorMittal.

Fátima Lima reafirmou a importância das parcerias firmadas com empresas comprometidas com o município e o bem estar da comunidade. “Esse é um projeto que oportuniza aos nossos alunos a ampliação de mundo e do conceito de visão, com um olhar diferenciado para as empresas que em sua contrapartida social coloca a comunidade como prioridade”, destacou a vice-prefeita.

Para o secretário de Educação, a segunda edição do Ver e Viver consolida a parceria público privada e melhora a qualidade do desempenho escolar dos alunos. “A proposta tem permitido a convergência dos interesses da Prefeitura e da empresa como alternativa para melhorar o processo de aprendizagem dos nossos alunos e do cotidiano da sua própria vida”, destacou Fernando Vitorino.

O PROJETO – Através do Ver e Viver educadores foram capacitados para realização da triagem em 212 alunos de oito unidades de educação do município. A Fundação ArcelorMittal contratou oftalmologistas, garantiu o transporte dos alunos até o Ciep da Vila Maria, onde um consultório foi estruturado. No mesmo dia da consulta, foi efetuada a armação das lentes com cerca de 300 opções. Todo esse procedimento ocorreu durante o mês de agosto. Após dois meses, os 61 alunos que tiveram problemas de visão confirmados pelo especialista receberam os óculos.

Yuri Ramos Marques, 8 anos, aluno da Escola Municipal Júlio Branco, no Km 4, foi um dos beneficiados. A mãe do menor Rosângela Oliveira disse que os óculos representam mais saúde para seu filho, além de uma boa economia para o orçamento da família.

Lívia dos Santos, 10 anos e estudante da Escola Municipal Jayme Oscar Pinho de Carvalho, no Getúlio Vargas, disse do seu contentamento em escolher a armação dos seus óculos. “A gente precisa usar o óculos, mas quer se sentir bonita. Então, com a escolha da armação isso é possível”.

O Projeto Ver e Viver foi criado em 1997 na ArcelorMittal Piracicaba e replicado para mais de 20 cidades brasileiras desde 2000. Desde então, mais de 200 mil alunos foram submetidos a testes de acuidade visual, com quase 12 mil óculos entregues.

A Fundação ArcelorMittal Brasil visa contribuir para a formação de jovens e adolescentes a fim de que se tornem cidadãos mais conscientes, produtivos e participantes. A entidade atua nas áreas da educação, cultura e promoção social, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas por ano. Todos os programas da Fundação ArcelorMittal Brasil refletem a filosofia da empresa em transformar o amanhã, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e levando em consideração a qualidade de vidas das gerações futuras.