Iniciativa possibilita escolas de ministrarem atividades multidisciplinares

No sábado, 14, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, deu continuidade às aulas com mais um sábado letivo para alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, geralmente realizada uma vez por mês, teve início em abril e visa cumprir o quantitativo legal de horas letivas ministradas anualmente. Os alunos da Escola Municipal Gelson Silvino, no bairro São Sebastião, realizaram atividades relacionadas ao meio ambiente.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação, Morgana Vieira, as aulas aos sábados foram necessárias devido à insuficiência de carga horária letiva em 2020, decorrente da pandemia do coronavírus. “Por conta desse déficit, tivemos que optar por um Continuum Curricular para garantir o cumprimento das 800 horas letivas anuais”, completou, informando o turno das aulas aos sábados. “O horário sempre é adaptado aos sábados letivos. O turno da manhã é de 7h às 10h; turno da tarde de 11h às 14h e EJA de 15h às 18h”.

Lucas Peres, Articulador de Ciências da Rede, falou sobre as atividades realizadas na Escola Gelson Silvino. “Nós estamos trabalhando uma forma deles terem o melhor retorno, após um período afastado devido à pandemia, e recriar neles o vínculo com a escola e de trabalhar o meio ambiente. No sábado, fizemos uma horta de temperos e as crianças confeccionaram plaquinhas com o nome das mudas e depois colocaram cada uma em sua respectiva placa. O resultado foi que os alunos aprenderam uma palavra nova e puderam associá-las. Isso é o que podemos chamar de aprendizagem com significado”, acrescentou.

O secretário de Educação, Marcus Barros, ressaltou a importância das atividades multidisciplinares realizadas nas escolas. “Os sábados letivos devem ser atrativos para que tenhamos o maior número de alunos possível presentes. Por esse motivo, é importante iniciativas e atividades diferenciadas de aprendizagem para atrair nossos alunos. Estamos muito felizes com o empenho de nossas equipes e toda comunidade escolar”, finalizou.