Estudantes tiveram o melhor resultado do município, conquistando duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze

O CIEP 054 Municipalizado Professora Maria José Machado de Carvalho conquistou a melhor colocação de Barra Mansa na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no dia 17 de maio, pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O resultado foi divulgado recentemente e apontou que a unidade de ensino conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze.

Participaram da OBA 884.979 alunos de 9.965 colégios. O segundo lugar municipal foi conquistado por uma escola particular, que obteve uma medalha de ouro e uma de bronze. A pontuação é feita através de uma prova, a nível nacional, aplicada na própria unidade de ensino.

A olimpíada tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, pela Astronáutica e ciências afins.

Os medalhistas de ouro foram os alunos Kaique Toledo de Almeida e Ana Lídia Nazário Givisiez, prata para Marcela Basílio da Silva e de bronze para Isabella Lobo Gonçalves e Maria Clara Duque Miquilino. Ao todo, participaram 12 estudantes da unidade de ensino.

O secretário municipal de Educação, Fernando Vitorino, explica que o bom resultado é o reflexo de um trabalho de qualidade, feito pelos profissionais da pasta. “Os resultados alcançados por nossos estudantes nessa Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica só evidenciam o excelente trabalho feito na rede municipal de ensino de Barra Mansa. Realmente, eu cheguei aqui na secretaria e encontrei uma realidade muito satisfatória. A gerência pedagógica tem desenvolvido projetos que têm resultados bem significativos”, apontou o secretário.

Fernando Vitorino ainda parabenizou os medalhistas e a todos aqueles que ajudaram os jovens nessa jornada. “Vale aqui agradecer a ousadia desses alunos, a percepção de valor da importância de estudar, de se preparar. Parabenizo os alunos e famílias, destacando que a rede pública está alcançando até melhores resultados, em algumas iniciativas, do que a rede particular de ensino. Isso é muito significativo e nos motiva a desenvolver mais o nosso trabalho, com foco na inovação, diversidade e na qualidade de vida das pessoas”, disse o gestor.

O trabalho foi desenvolvido em sala de aula, pelos professores de geografia Rodrigo de Almeida Seixas e Tânia Regina da Silva Pereira, onde foram realizadas oficinas de astronomia, visando aproximar o assunto da realidade dos alunos. “Foram feitos exposições audiovisuais, roda de conversa, debates, entre outras atividades. As oficinas foram feitas no contraturno, de maneira voluntária, pelos professores e opcional para os estudantes”, explicou Rodrigo.

Em carta, o comitê organizador, representado pelo astrônomo e professor Dr. João Batista Garcia Canalle, parabenizou o trabalho realizado pela rede pública municipal de ensino. “Deixamos aqui registrados, mais uma vez, os nossos parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos seus alunos, professores, diretores, gestores e Secretário Municipal de Educação”, apontou o representante.

A Secretaria de Educação prevê a realização de uma cerimônia para a entrega das medalhas e certificados. A data ainda será divulgada.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente, em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).