Prefeito Rodrigo Drable pretende implantar 20 laboratórios de ciências na rede municipal de ensino, oferecendo aos alunos a oportunidade de adquirirem conhecimentos de maneira prática

Barra Mansa está transpondo as barreiras da exclusão social e apostando na inclusão, através de iniciativas onde o foco são alunos da rede municipal de ensino. Depois de implementar a educação em tempo integral, oferecendo aulas de empreendedorismo, xadrez, robótica e idiomas – inglês, francês, alemão e espanhol, o município está proporcionando aos estudantes da rede municipal novas experiências dentro de um laboratório de ciências.

Na noite desta quinta-feira, 08, os alunos da Educação Jovens Adultos (EJA) participaram da aula inaugural lecionada pelo professor de ciências da unidade e responsável pelo laboratório, Thiago de Paulo. Entre lupas, vidrarias, microscópio, reagentes, destiladores, estufas e outros equipamentos, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos de ciências na prática.

Na avaliação da gerente de Educação Básica do município, Saionara Maciel, o primeiro contato dos alunos da EJA com o laboratório foi extremamente importante, tendo em vista que, o método de ensino enriquece a aprendizagem. “Nós ficamos imensamente felizes com a participação dos alunos na aula, oportunidade ímpar de aprender de forma prazerosa. Eles estavam entusiasmados com a possibilidade de adquirir conhecimentos de uma forma tão dinâmica. Além disso, a aula prática facilita a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Com certeza os conteúdos trabalhados e as estratégias utilizadas enriqueceram o processo ensino-aprendizagem”, argumentou Saionara.

O laboratório de ciências, recém-inaugurado pelo prefeito Rodrigo Drable, conta com 142 itens.  Os conteúdos trabalhados atendem as áreas de botânica e zoologia. A unidade atenderá aproximadamente 400 alunos do 6º ao 9º ano que estudam em horário integral e também os estudantes da EJA, do noturno.

Além do CEI, o prefeito Rodrigo Drable disponibilizará nos próximos dias, laboratórios de ciências nas seguintes escolas: Colégio Municipal Padre Anchieta e Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, ambas situadas no bairro Vista Alegre, além da Escola Municipal Bartholomeu Anacleto, localizada na Vila dos Remédios, em Floriano. No total, 1.600 alunos desfrutarão do ensino de ciências, com apoio do laboratório.

A intenção do Chefe do Executivo é instalar pelo menos 20 laboratórios de ciências no município.