Evento contou com a participação de cerca de 50 crianças, com idade entre um e três anos

Quem pensa que arte da capoeira é somente para gente grande, está completamente equivocado. Alunos da Creche Padre Adalberto, no bairro São Luiz, em Barra Mansa, comprovaram que a expressão cultural pode ser aprendida logo na primeira infância. Na manhã desta terça-feira, dia 14, os pequenos com idade entre um e três anos, receberam o instrutor Madruga, e deram um show ao reproduzirem os movimentos ágeis e ao mesmo tempo complexos, realizados com os pés e as mãos, associados aos elementos ginástico-acrobáticos.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Aline Vasconcelos, a experiência foi extremamente gratificante. “Convidamos o instrutor para vir à nossa creche e, ele, prontamente nos atendeu, apresentando a capoeira sob a ótica pedagógica e afetiva, colaborando com o desenvolvimento integral das crianças – emocional, social e físico. Foi um momento de grande interação”, destacou.

O instrutor Madruga, que atua em projetos sociais desenvolvidos em Barra Mansa e outros municípios, relatou que seus irmãos estudaram na Creche Padre Adalberto. “Esta parceria é uma demonstração de gratidão por todas as oportunidades que meus irmãos vivenciaram no local. É emocionante estar aqui e compartilhar deste momento tão importante, que certamente ficará gravado na memória afetiva dos alunos”.

Ainda durante a Oficina, os alunos receberam informações sobre a origem da capoeira e seus benefícios. A Creche Padre Adalberto funciona de segunda à sexta-feira, de 7 às 17 horas, atendendo atualmente a 83 crianças. Deste total, cerca de 50 participaram da aula de capoeira, realizada na unidade pela primeira vez.