Campanha serve para marcar o Mês do Aleitamento Materno no Brasil

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, este mês, ações de conscientização em alusão à campanha ‘Agosto Dourado’ de 2023. O tema deste ano é ‘Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham’, tendo o objetivo de mobilizar a população para a proteção, apoio e incentivo ao aleitamento materno exclusivo.

A programação inclui palestras, reuniões com a comunidade e ações de divulgação em espaços públicos no município. Cada unidade de saúde realiza suas próprias atividades com foco em aleitamento materno.

O mês é conhecido como ‘Agosto Dourado’ por ser o período escolhido para informar a sociedade sobre os benefícios do leite materno, alimento considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha foi criada pela OMS em 1992, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Brasil instituiu agosto como o mês do Aleitamento Materno em 2017.

A coordenadora da Atan (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) de Barra Mansa, Jilliane Resende Cristino, contou um pouco da importância do tema. ”Até os seis meses de vida, o leite materno deve ser exclusivo para a criança e, complementar, até os dois anos de idade. O leite materno é gratuito e não gera grandes impactos no orçamento familiar, proporcionando segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida e contribui para a segurança alimentar de toda a família,” ressaltou Jilliane.

Fotos: Felipe Vieira