Objetivo é capacitar os profissionais para a condução dos animais no trabalho policial e em processo terapêutico

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Guarda Municipal (com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), está participando do ‘2º Curso de Condutores de Cães K9’, que acontece no Canil da Guarda Civil Municipal de Teresópolis.

O curso começou em 14 de janeiro e vai ser concluído no dia 26, em período integral, tendo como objetivo capacitar os agentes para condução de cães no emprego policial e na cinoterapia ou Terapia Assistida por Animais (TAA), que se trata de uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico.
De acordo com o inspetor da Guarda Municipal de Barra Mansa, Glécio Fabiano de Moura, os cães representam um auxílio significativo para ações no município. “Nós estamos muito envolvidos nesse curso de condutores de cães. Será um avanço para Barra Mansa, pois os animais servirão a todo o município, com um grande apoio da Secretaria de Meio Ambiente. O canil deve ser instalado próximo à Base Operacional da Guarda Municipal, no Parque da Cidade”, contou.
O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, destacou a importância e alguns benefícios da Terapia Assistida por Animais, um dos serviços destinados aos cães. “É um manejo terapêutico que vai muito além da brincadeira e interação com o cachorro. Existem benefícios como o desenvolvimento da fala, no equilíbrio, coordenação motora, estímulos físico, mental e emocional. Os cães contribuem no processo de aprendizagem e se tornam uma influência motivadora. É algo que tem muito a somar em Barra Mansa”, destacou Abreu.

O canil

A criação do Canil da Guarda Municipal de Barra Mansa foi autorizada pela Lei Municipal 3.792 em 17 de fevereiro de 2009, sob o comando da Guarda Municipal e responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública.