Medida visa garantir eficiência, praticidade e agilidade, facilitando a vida dos contribuintes

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Fazenda, ampliou o convênio com as redes bancárias para o pagamento do DARM (Documento de Arrecadação de Receitas Municipais). Até então, a Caixa Econômica concentrava o recebimento dos tributos. Com a medida os bancos Santander, Itaú e as Casas Lotéricas também ficam autorizados a processar esse tipo de operação. A medida visa oferecer praticidade, eficiência e agilidade, facilitando a vida dos contribuintes.

Especificamente no Itaú, o pagamento do tributo será realizado por meio do caixa eletrônico e do Internet Banking. Já o Santander está em fase final de testes para iniciar o recebimento dos impostos.

De acordo com o secretário da Pasta, Leonardo Ramos Oliveira, a prefeitura está aberta ao credenciamento de outros bancos interessados em processar o pagamento do DARM. “Estamos seguindo uma regulamentação do Banco Central do Brasil, que nos habilita a firmar convênio com vários bancos. A iniciativa acompanha uma tendência operacional de mercado, descentralizando os atendimentos bancários e inclusive permitindo ao contribuinte que efetue o pagamento desses impostos através dos aplicativos de celulares”, esclareceu Leonardo.

O DARM abrange tributos como o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços) e autos de infrações.