Data é comemorada nesta quinta-feira, 10. Prefeitura promove um passeio para os usuários na próxima segunda-feira, 14

Instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental, no ano de 1992, o Dia Mundial de Saúde Mental é celebrado anualmente no dia 10 de outubro e tem como objetivo conscientizar a população sobre o tema e dar maior visibilidade para a causa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão deve ser observada com atenção devido às consequências psicossociais que um tratamento não adequado pode acarretar. Com o intuito de fortalecer a socialização entre os usuários, a Prefeitura de Barra Mansa, através da secretaria de Saúde, promove na segunda-feira, 14, um passeio para o Hotel Fazenda Renascer, em Rialto, com os assistidos pelo CAPS de Barra Mansa.

A coordenadora do CAPS, Nairá Antunes de Oliveira, ressaltou a importância da atividade promovida pela Prefeitura. “É enriquecedor ampliar o convívio dos pacientes do CAPS para além da instituição. Entendemos que o passeio é terapêutico e contribui para o bem estar de todos nós, pacientes, funcionários e comunidade, além de ser imprescindível para o processo de reabilitação e socialização dos pacientes”, disse Nairá. Ao todo serão 40 usuários que participarão do passeio.

Maria Elvira, coordenadora do programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas pontuou sobre a importância do serviço para crianças e adolescentes. “O CAPS atende os usuários acima de 18 anos e o CAPSi atende crianças e adolescentes. Observamos um aumento no número de auto mutilação. Nossa equipe busca acompanhar e tratar esses casos”, destacou Maria, que ainda explicou o funcionamento do serviço. “Os CAPS surgiram como dispositivos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, para promover um atendimento mais humanizado, comunitário, inclusivo e de forma integrada e integral às pessoas com transtorno mental. Estes devem atender pacientes com graves transtornos mentais como psicóticos, esquizofrênicos, autistas e neuróticos graves”, concluiu a coordenadora.

O Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas de Barra Mansa é composto por seis dispositivos: um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Estação Mental que atende os adultos do município, um CAPSi para crianças e adolescentes; um Centro de Tratamento para uso prejudicial de Álcool e Outras Drogas e três Serviços Residenciais Terapêutico.  O CAPS possui uma média de 920 pacientes cadastrados e uma média de atendimento de 80 pessoas por dia.