Espetáculo foi assistido por aproximadamente 800 pessoas; evento é uma parceria entre Fundação Cultura Barra Mansa, Projeto Dança & Magia e Orquestra Sinfônica

Na noite de domingo (25), o Parque da Cidade se encheu de cores, movimentos e música para receber o espetáculo “A Floresta Encantada”, que reuniu balé e orquestra para um público de aproximadamente 800 pessoas e contou a jornada de três irmãs que ao se perderem na floresta, descobrem um mundo mágico, com fadas, duendes e até seres sombrios.

Os 75 integrantes da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) executaram a trilha sonora, sob a regência do maestro Nilton Soares.

Abrindo o espetáculo e compondo parte do corpo de balé, alunos de danças urbanas das escolas públicas municipais em tempo integral mostraram um pouco do que aprenderam desde o início das aulas, em abril deste ano. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Associação Arte & Magia.

O prefeito Rodrigo Drable prestigiou a apresentação ao lado de sua esposa e filho. Ao fim da apresentação, subiu ao palco para agradecer a todos que fizeram parte do espetáculo. “Vejo que essa noite é muito especial para todos nós porque ela coroa um ano de trabalho. Nós temos algumas pessoas muito especiais em nossa cidade que permitem que momentos como esse aconteçam. Na vida temos que encontrar pessoas que tenham grandes sonhos e que tenham capacidade de, com o seu trabalho, realizá-los. O que nos trouxe aqui essa noite, o que nos motiva a trabalhar e botar o melhor dos nossos esforços são esses artistas que nos premiaram com esse grande e lindo espetáculo”.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, destacou a importância do evento para a cidade. “Hoje vivenciamos a coroação de um momento que vem acontecendo nos últimos 10 anos, com duas das manifestações artísticas mais potentes de Barra Mansa, que é a dança e a música. Nesta noite, vemos os projetos que mais têm representado a cidade em todo o estado, no Brasil e até no exterior. A gente dá o mesmo reconhecimento, importância e valor que a cidade dá para esses projetos de sucesso”.

A diretora artística do projeto Dança e Magia, Bete Spinelli, apontou a necessidade das parcerias para que eventos desse porte possam continuar a acontecer. “É muito emocionante chegarmos hoje com mais um espetáculo, com uma orquestra, o que é raro no Brasil. É uma noite primorosa, de muita emoção. Sem o apoio da Fundação Cultura e da prefeitura, a gente não conseguiria estar aqui hoje. É muita luta para que a gente possa chegar hoje, se emocionar e assistir esse trabalho de qualidade. Tenho muito que agradecer a Barra Mansa, que é uma cidade que apoia totalmente a cultura. Nós ainda fazemos cultura e arte aqui”, lembrou Bete.

A renomada professora de Educação Física e Dança, Fifi Salvador, prestigiou o evento e ficou emocionada com o espetáculo. “A gente fica muito feliz e honrado, porque quanto mais a dança aparecer, mais desperta a arte nos corações das pessoas, de quem assiste e de quem está lá no palco. A dança tem a capacidade de tirar diversas pessoas da rua e colocar no ponto que elas precisam, que é o da vida. Então esse espetáculo é um presente para Barra Mansa”, comemorou.

A Floresta Encantada é uma iniciativa do Projeto Dança & Magia, da Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, e da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com a participação de Cia. Ballet de Câmara. A apresentação faz parte da Semana da Cultura Barramansense 2019, que teve início no dia 21 de novembro e segue até dia 1º de dezembro. A programação conta com mostras e festival de dança, apresentações de música, oficina e exposição.