Objetivo da Secretaria de Ordem Pública é organizar atuação dos profissionais na cidade

O número de motoboys que atuam no país cresceu 979,8% nos últimos cinco anos, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada). O aumento também foi registrado em Barra Mansa, principalmente durante a pandemia, onde a demanda por serviços delivery aumentou cerca de 100%, segundo trabalhadores do setor. Com o objetivo de organizar e valorizar a atuação dos profissionais na cidade, a Secretaria Municipal de Ordem Pública desenvolveu o programa ‘Motoboy Legal’.

Através da ação, o governo municipal vai cadastrar quem trabalha com frete e disponibilizar uma carteirinha com descrição da função, dados da habilitação e da motocicleta em condições de uso.

“Assim, teremos um controle maior dos entregadores na cidade. Conseguiremos identificar e valorizar os que atuam da forma correta diferenciando dos que estão fazendo bagunça no trânsito. Também é uma forma do contratante saber que o motoboy está regular. Quem recebe sua encomenda em casa também terá a segurança de que o serviço está sendo realizado por um profissional legalizado”, explica o secretário de Ordem pública, Capitão Daniel Abreu.

Atuando como entregador há dois anos, Fabiano Leite Vieira, de 47 anos, destaca que a procura pelo serviço cresceu 100% durante a pandemia. “Muitas pessoas ficaram desempregadas e começaram a trabalhar como motoboy durante a pandemia; eu fui uma delas. Ao longo deste período a procura pelo serviço delivery praticamente dobrou, o que foi uma saída para muitas pessoas que perderam seus trabalhos”, revelou Fabiano, destacando que o programa Motoboy Legal será uma forma de “impedir a ação de baderneiros que complicam quem trabalha direito”.

Cadastro

Para obter a carteirinha, o entregador deverá comparecer à Secretaria de Ordem Pública, localizada no Parque da Cidade, levando o registro MEI (Microempreendedor Individual), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a motocicleta para ser inspecionada, fotografia 3×4 e comprovante de residência.

“Se tudo estiver regular, o profissional receberá a carteirinha, que será um atestado de que ele trabalha de forma legal; de acordo com o decreto vigente”, destacou Capitão Daniel Abreu.

O cadastro começa a ser feito na próxima segunda-feira, dia 7, das 9h às 17h. O Parque da Cidade fica na Avenida Prefeito João Chiesse Filho, n° 1.102, bairro Jardim Boa Vista.

FOTOS: Felipe Vieira