Medida visa criar uma rede de atendimentos terapêuticos
Na tarde desta quarta-feira (26), a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, se reuniu com o subsecretário estadual de Prevenção à Dependência Química, Ernande Abreu, para debater ações de prevenção ao uso de drogas na região. O encontro foi promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod) e o intuito é criar um grupo de trabalho com outros municípios para que se faça um trabalho efetivo em conjunto, como a criação de redes terapêuticas de prevenção às drogas. O encontro foi realizado em alusão a Semana Municipal de Prevenção às Drogas.
Participaram da reunião o secretário de Assistência Social, J Chagas, o coordenador do Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Compod) em Barra Mansa, César Thome, e representantes dos municípios de Volta Redonda, Quatis, Barra do pirai, Resende e Pinheiral.
Segundo a vice-prefeita Fátima Lima, o encontro propôs aproximar o Estado aos municípios da região. “ Nós falamos em prevenção às drogas não só de uma cidade, mas uma que abranja todas as cidades, uma vez que o usuário transita por vários municípios. É importante nós termos a presença do Estado aqui para que possamos fazer um trabalho conjunto entre os municípios”.
Fátima também falou sobre as ações conjuntas dos municípios. “Nós estamos saindo daqui com propostas e estamos trabalhando para fazer essas ações conjuntas, visando a prevenção de drogas e também colocando o usuário em uma comunidade terapêutica, que tem um papel fundamental nesse trabalho, e assim o reinserir na sociedade”.
O subsecretário estadual de Prevenção à Dependência Química, Ernande Abreu, aprovou o resultado da reunião. “Foi tudo bem produtivo, tenho certeza que será a primeira de várias outras que ocorrerão. Espero ter conseguido passar a mensagem da importância de um trabalho conjunto do município, tendo em vista que o tema exige um tratamento diferenciado, que precisa de atenção do setor público e a Subsecretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química estará ao lado dos municípios que queiram desenvolver uma política sobre drogas, seguindo as normas da legislação federal”.
De acordo com o coordenador do Compod, César Thomé, os municípios precisam se unir pela causa. “Nossa proposta a longo prazo é termos uma comunidade terapêutica que possa atender todos os municípios, com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal. É um projeto embrionário, mas que vamos levar adiante”.