Entre as ações está a realização de uma proposta de Programa de Recuperação Fiscal, o (Refis), e a reestruturação do setor

 

Com o objetivo de avançar cada vez mais em uma gestão efetiva e com transparência da informação, a Secretaria de Finanças de Barra Mansa lançou nesta sexta-feira (26) o planejamento estratégico para 2021. Realizada por uma governança envolvendo subsecretários, coordenadores, gerentes e o secretário de Finanças, o plano aponta quais atividades podem ser postas em prática para aprimorar os serviços oferecidos à população, onde otimizar os gastos internos e como aumentar a arrecadação do município.

Entre as ações, está a reestruturação do organograma, com destaque nas áreas de atividades imobiliárias e da dívida ativa. Para facilitar a vida do munícipe, está em desenvolvimento um Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que será levado para aprovação na Câmara Municipal. Já as parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) serão disponibilizadas em abril.

O secretário de Finanças Leonardo Ramos falou sobre o objetivo do planejamento estratégico. “Como a gente faz um aumento de receita sem aumentar os impostos? Se tornando eficiente em nossas atividades. É arrecadar com critérios, com eficiência na estrutura. Vamos fazer projetos de otimização de gastos internos, com a participação das demais secretarias, para maximizar resultados, assim a gente reverte isso para a sociedade em qualidade de vida, melhorias de infraestrutura e investindo em lugares que são mais prioritários”.

Segundo o secretário, essas ações já estavam sendo alinhadas desde 2020, mas que por conta da Covid-19, alguns projetos foram adiados. “Acabamos não realizando, face a pandemia, que engessou tudo, causando a diminuição de recursos. Com isso, algumas ações foram postergadas. Agora é a retomada. Cada vez mais, a gente está mostrando que o poder público pode ser tratado como empresa, dando enfoque em pessoas, processos e produtos, para que a coisa se reverta para a sociedade de uma melhor maneira. A gente está aqui para atender pessoas, para gerir todas as atividades que são relevantes e que revertem em benefícios para o munícipe”.