Encontro tem o propósito debater medidas que fomentem a execução de políticas públicas
Com o tema “Direito do povo, com financiamento público e participação social”, foi realizada nesta quinta-feira, a 12ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social de Barra Mansa. A vice-prefeita, Fátima Lima, esteve presente no SEST-SENAT, local onde aconteceu o evento. A Conferência é uma promoção da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Na cerimônia foram definidos os Delegados que representarão o município nas Conferências Estadual de Assistência Social. O objetivo da Conferência é tornar viável iniciativas que buscam aproximar os munícipes dos programas sociais.
Além da vice-prefeita, também participaram a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Ruth Coutinho, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Gerente de Proteção Básica, Cátia Batista, membros da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, sociedade civil, o palestrante Wagner Nery Copola, graduado em Serviço Social, Especialista em Direito da Família, Infância e Adolescência, mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente que ministrou a palestra Magna: “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”.
A vice-prefeita, Fátima Lima, destacou o trabalho do poder público na construção de uma vida igualitária a todos os cidadãos. “É nesta política que enxergamos o quanto precisamos trabalhar. A importância da política de assistência social é na garantia dos direitos do povo. O governo executivo está trabalhando na recuperação do restaurante popular, muitos pensam que o serviço da assistência é para pobre, mas não, é para quem precisa. O restaurante popular é um braço da assistência. Hoje temos 11 creches funcionando em Barra Mansa, inauguramos quatro e vamos inaugurar mais duas até 2020, escolas em tempo integral que auxiliam na prevenção, a ronda escolar, então, a política pública é para isso”, salientou Fátima.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Ruth Coutinho, agradeceu o empenho dos funcionários da pasta e pontuou a importância de organizar o atendimento a população. “A Assistência Social trabalha na garantia dos direitos, sejam humanos, protetivos, de caridade. Temos o Sistema Único de Assistência Social (SUAS); o Centro-pop; CRAS; CREAS. Precisamos conscientizar a população do trabalho da Assistência, mas para isso é necessário profissionalismo”, frisou Ruthinha.