Visita técnica abrangeu também ruas dos bairros Verbo Dino, Vila Nova e Região Leste
Atendendo ao pedido do prefeito Rodrigo Drable, Barra Mansa recebeu nesta segunda-feira (23), a visita do presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Governo do Estado do Rio de Janeiro), Marco de Oliveira Vargas Francisco, e de técnicos do órgão. Acompanhados dos secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, e de Manutenção Urbana, Marcus Vinícius Barros, a comitiva vistoriou pontos do município que precisam de obras complexas e de médio porte: Ponte Ruth Coutinho, próxima ao Fórum; Ruas Major José Bento, de acesso aos bairros Vila Nova e Vista Alegre; Melchior Porto Nunes, no bairro Verbo Divino, e Nilton Mariano, no São Sebastião, na Região Leste.
De acordo com os secretários da administração municipal, a visita teve a finalidade de buscar junto ao Governo do Estado soluções para alguns problemas. A primeira localidade visitada foi a Ponte Ruth Coutinho, que se encontra parcialmente interditada em função de problemas estruturais em sua base.
– Para auxiliar no encaminhamento da solução, a prefeitura contratou empresa especializada visando avaliar a situação. O laudo apontou a necessidade de reforço na fundação e estacas. Simultaneamente, entrou em contato com o Governo do Estado buscando estudos mais aprofundados sobre as condições de conservação da ponte, em função do maquinário, equipamento e especialidades dos serviços prestados pela Emop – detalharam os secretários.
O cálculo estrutural da Ponte Ruth Coutinho foi realizado em 2003, pelo engenheiro Horácio Delgado, atual Secretário Estadual de Infraestrutura.
Durante a visitação, o presidente da Emop sugeriu a realização de um estudo hídrico visando mensurar a velocidade de água e definir o nível máximo das águas na temporada das chuvas, assim como uma sondagem mais detalhada para definir qual a intervenção indicada para ser efetuada junto às estacas.
Na sequencia, foram analisadas as condições de trechos das Ruas Major José Bento, em frente ao número 986; da Melchior Porto Nunes, no Verbo Divino e da Nilton Mariano de Lima, no São Sebastião, na Região Leste. As vias foram danificadas pela força das águas das chuvas e necessitam de obras de contenção de encostas.
Encerrando a visita, o presidente da Emop, Marco de Oliveira Vargas Francisco, disse que o Governo do Estado, por meio da Empresa de Obras, auxiliará o município com o devido apoio técnico imprescindível para execução das obras. “São serviços importantes, de custo extremamente elevado. Mediante o estudo topográfico de cada uma dessas áreas visitadas, vamos elaborar o projeto executivo de recuperação”, disse.