Programação inclui festival de dança, apresentações musicais, oficinas e exposição
Começa nesta quinta-feira, 21, a segunda edição da Semana de Cultura Barra-mansense. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Fundação Cultura, e conta com a participação da Secretaria de Educação, Sesc (Serviço Social do Comércio), Associação ArteMagia e Clube do Rock & Blues. A programação continua nos dias 23, 24 de novembro e 1º de dezembro, no Pavilhão e Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade.
O evento inclui festival de dança, mostra musicais, oficinas e exposição e consta no Calendário Cultural. Um dos seus objetivos é fomentar a formação e a criação artística, o debate e reflexão, revelando as riquezas culturais do município.
De acordo com o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, a Semana de Cultura Barra-mansense celebra o fim de um ano. “É um ciclo que se encerra com atividades culturais programadas exclusivamente por organizações e artistas da região. Inclusive, a seleção da programação foi realizada por meio de edital de contratação realizado em outubro”, destacou.
O secretário de Educação, Fernando Vitorino, lembrou que a mostra de dança da SME é realizada a cerca de 20 anos. “Nesta edição, a mostra envolveu 12 unidades escolares e uma ONG, que atende alunos da rede municipal de ensino moradores da Região Leste, o que corresponde a aproximadamente 400 alunos e 10 professores. Um crescimento de 20%, se comparado a edição de 2018”, disse.
Ele ainda lembrou que a dança como prática pedagógica favorece a criatividade e contribui no processo de conhecimento corporal e aquisição de repertório motor
Representantes da Associação ArteMagia afirmaram que é uma recompensa verificar o respeito e a competência com que a atual gestão da Prefeitura e da Fundação Cultura estão tratando as manifestações artísticas em Barra Mansa.
Integrantes do Clube do Rock & Blues afirmaram que o apoio da Prefeitura e da Fundação Cultura tem sido fundamental na trajetória do grupo, que completa três anos em dezembro.
PROGRAMAÇÃO
21/11 (quinta-feira) – Pavilhão do Parque da Cidade
18h – Mostra de Dança, Secretaria Municipal de Educação
23/11(sábado) – Pavilhão do Parque da Cidade e Sala de Espetáculos Tulhas do Café
13h às 16h – Laboratório de Dança e Dinâmicas Acrobáticas, com Helena Heyzer em parceria com o SESC. O Laboratório é um trabalho desenvolvido pela bailarina/professora a partir de sua pesquisa em Dança Contemporânea, Conscientização do Movimento e Técnicas Acrobáticas. A aula tem como foco principal a relação entre o aluno e o chão (entradas e saídas) utilizando padrões simples de movimento, respiração, velocidade e liberação de energia por todo o corpo para ativar as conexões centro/articulações, levando o corpo a mover-se de forma integral e eficiente.
Local: Grande Sala, Sala de Espetáculos Tulhas do Café (Parque da Cidade)
Faixa etária: jovens a partir de 16 anos e adultos.
Público: Pessoas que já tenham alguma prática em dança e nível intermediário. Sujeito à lotação
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSciWye4hn6YUO5iexHYKq8UjuHxEDKh4HPFHrw6C_KQ4SgE8Q/viewform
16h – Mostra Tons da Dança
18h – Apresentação de abertura Suíte Rock da Cia. de Dança Renato Vieira, em parceria com o SESC.
Uma composição contemporânea dos movimentos corporais aproximando a música erudita do rock, com músicas da banda Led Zepplin.
A célula coreográfica foi criada para o prêmio de Dança Cesgranrio traz no elenco os bailarinos: Felipe Padilha, Hugo Santiago e José Leandro, com coreografia e direção de Renato Vieira.
Ao final da apresentação inicia o Festival Itinerante Tons da Dança
24/11 (domingo) – Pavilhão do Parque da Cidade
19h – Espetáculo de Ballet do Projeto Dança & Magia e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
01/12 (domingo) – Pavilhão do Parque da Cidade
15h – Apresentação do Clube do Rock & Blues
De um pequeno encontro entre amigos amantes do bom e velho rock and roll e blues, para um grande projeto cultural de fomento à música e artistas locais, esse é o Clube do Rock & Blues – CRB de Barra Mansa. Todo mês, o melhor do rock estaciona no bairro Roberto Silveira.
A história do CRB começou em 2016, com o sucesso e a mobilização de pessoas da cidade e da região para a realização de um projeto que desse espaço e visibilidade as bandas da região e proporcionasse um local de convivência para a família e todos os apaixonados por rock.