Projeto já doou mais de 15 mil mudas e chama a atenção para a importância de preservar as florestas, para manutenção da biodiversidade
Na semana em que se comemora o Dia de Proteção às Florestas e celebra a importância da preservação das matas nacionais e internacionais, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), comemora o saldo positivo do programa ‘Barra Mansa Mais Verde’. O projeto destaca a importância das florestas, que são um bem inestimável para o meio ambiente e cumprem um papel valioso no ecossistema.
O secretário da pasta, Vinícius Azevedo, contou detalhes do projeto, que, sobretudo, demonstra as ações de doações e plantios de mudas do bioma Mata Atlântica do município. “A cobertura vegetal é importante por diversas questões, como a regulação de clima, a qualidade do ar, entre outros. Nós criamos um programa no município, que se chama ‘Barra Mansa Mais Verde’, e dentro dele se encontra o Disque Mudas, onde doamos exemplares da Mata Atlântica e realizamos o plantio quando solicitado. Hoje, temos o total de 15.200 mudas plantadas e doadas, que equivalem a 60 hectares desde o início do programa”, comentou.
Carolina Lacerda, gerente da unidade de Conservação e Recursos Hídricos, também destacou como preservar e proteger esses ecossistemas é fundamental para as futuras gerações, garantindo qualidade de vida, respeito à natureza e desenvolvimento sustentável. “Os fragmentos florestais de Barra Mansa desempenham um papel fundamental, contribuindo para a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do município como um todo. Além de abrigar uma imensa diversidade de espécies de fauna e flora, as florestas são essenciais para a manutenção dos recursos hídricos, garantindo a disponibilidade de água em quantidade e qualidade adequadas para todos.” ressaltou.