Eles foram orientados sobre como lidar com as consequências de um ambiente de agressão onde os alunos possam estar inseridos
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, com a participação da Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira, 09, uma palestra para capacitar os profissionais da rede municipal de Ensino. A formação foi direcionada aos orientadores pedagógicos, com o objetivo de orientá-los sobre como lidar com casos de violência doméstica no ambiente familiar dos alunos. O encontro aconteceu no Colégio Municipal Washington Luiz, no bairro Saudade.
“Geralmente quando ocorrem as agressões contra as mulheres dentro de casa, por exemplo, existem várias crianças que presenciam o fato e convivem neste ambiente de violência. Então, como acolher essa criança na escola? O objetivo da palestra foi saber como encaminhar esse assunto, já que a mulher é oprimida dentro de casa e isso afeta diariamente o aluno dentro de sala de aula”, ressaltou Daniella Xavier, orientadora educacional da Escola Municipal Reginaldo Araújo.
A assessora pedagógica, Goretti Gomes, destacou a importância do tema. “Sabemos que muitas vezes, a pessoa que sofre violência, não sabe o que fazer, não sabe dos seus direitos e continuam numa relação abusiva por falta de conhecimento. É importante para os orientadores levarem conhecimento da lei e subsídios para os profissionais e aos alunos da Rede Municipal de Educação”, destacou.
A psicóloga da assistência social, Cristiane Silva, também enfatizou a importância da palestra. “O objetivo é capacitar os orientadores pedagógicos com a visão e atuação nas violências que podem chegar no ambiente escolar, já que muitas vezes a criança ou o adolescente trazem de casa a violência. Então é importante saber como identificar os sinais e saber como a rede funciona para realizar o encaminhamento e suporte necessário”, concluiu