O PROCON – PROGRAMA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR, em Barra Mansa, foi criado há 27 anos. Nos últimos quatro anos atendeu mais de 20.000 (vinte mil) pessoas, e realizou cerca de 5.000 (cinco mil) audiências de conciliação, e cerca de 1.000 (mil) processos administrativos foram abertos.
Os processos administrativos abertos e as dezenas de autuações e constatações efetivadas por nossos fiscais ajudam a manter nosso alto índice de resolutividade.
Em 2017, foram realizados até o final de julho, 4.361 atendimentos presenciais, cerca de 3.100 atendimentos telefônicos, designadas 419 audiências de conciliação e diversas fiscalizações junto ao comércio.
Foram realizadas obras e melhorias no PROCON, tais como pintura geral, recuperação da sala de audiência e informatização do atendimento.
A telefonia fixa e móvel lideram as reclamações, com cerca de 44% do montante, seguida das grandes lojas de varejo com 26% e bancos/cartões de crédito com 18%.
A principal reclamação dos consumidores em relação ao comércio local é direcionada às grandes lojas de varejo instaladas no município, tais como demora na entrega dos produtos adquiridos, produtos entregues com defeito, e falta de informação adequada sobre as condições de pagamento. Sobre esses problemas, o PROCON intensificou a fiscalização, inclusive com lavratura de auto de infração.
Aconselhamos sempre o consumidor a exigir a nota fiscal, a solicitar protocolo de suas reclamações, bem como procurar se informar das condições de pagamento e das taxas de juros incidentes na compra de produtos e serviços, e a procurar este Órgão no caso de dúvida ou problemas no atendimento.
São direitos do consumidor:
- Proteção à vida e à saúde;
- Educação para o consumo;
- Liberdade na escolha de produtos e serviços;
- Informação na escolha de produtos e serviços;
- Informação sobre produtos e serviços;
- Proteção contra publicidade abusiva e enganosa;
- Proteção contratual;
- Indenização;
- Acesso à Justiça;
- Facilitação de defesa de seus direitos.
O horário de atendimento continua das 8h00 às 16h30, e os telefones de contato são (24) 2106-3420 e 2106-3461, no seguinte endereço: Rua Luiz Ponce, 263, Centro, Barra Mansa/RJ (Pátio da Prefeitura).