Clínica localizada na Santa Casa já atende 50 pacientes com problemas renais crônicos. Encaminhamentos são feitos pela Central de Regulação do Estado
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa busca ampliar o número de hemodiálises realizadas no município, a fim de proporcionar mais conforto e praticidade aos pacientes com problemas renais crônicos. Atualmente, 50 pessoas são atendidas na Clínica de Hemodiálise, que funciona na Santa Casa de Misericórdia, no Centro. A Pasta aguarda para os próximos meses a habilitação do município junto ao Ministério da Saúde para receber recursos do Governo Federal, destinados ao aumento do número de procedimentos realizados via SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o município está trabalhando incansavelmente para obter a habilitação. A unidade de Barra Mansa já atende 41 pela rede pública de Saúde, além de nove conveniados. Apenas um paciente não reside no município.
“Hoje todo o atendimento é custeado com recursos próprios do município. A partir da habilitação, haverá o aporte de recursos que possibilitará melhorar o atendimento e abrir, inclusive, novas vagas de tratamento na cidade”, explicou o secretário.
Os encaminhamentos dos pacientes são realizados pela Central de Regulação do Governo do Estado, ou seja, os doentes renais crônicos são encaminhados para as clínicas que dispõem de vagas.
Apesar desses contratempos, o tratamento de doentes renais já deu grandes passos. Até novembro de 2020, os moradores de Barra Mansa que precisavam fazer hemodiálise recebiam atendimento em uma clínica particular credenciada junto ao Ministério da Saúde e que prestava serviços para a Prefeitura. Porém, a unidade de saúde estava com previsão para encerrar as atividades, o que tornaria inevitável o transporte desses pacientes para realizar os procedimentos em outros municípios.
Clínica de Hemodiálise
Diante da situação, o prefeito Rodrigo Drable determinou que fossem realizadas obras na Clínica de Hemodiálise, que aconteceram entre novembro de 2018 a junho de 2020. As intervenções foram feitas por meio de parceria entre a prefeitura e a Santa Casa, com verba estadual e equipamentos adquiridos pelo hospital.
“A urgência partiu da necessidade de ofertar atendimento de qualidade e conforto, eliminando a necessidade de fazer o paciente encarar horas de estrada. Talvez quem não precise realizar os procedimentos ou não tenha familiares nessa situação desconheça o valor e a importância que um centro de hemodiálise tem. Mas para aquelas famílias que estamos atendendo, para quem senta naquelas cadeiras, significa muito. Estamos salvando vidas. Isso é motivo de orgulho”, destacou Drable.
O atendimento na Clínica de Hemodiálise é realizado de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. A Santa Casa fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, no Centro.
Fotos: Felipe Vieira