Doses contra gripe estão liberadas para munícipes a partir de seis meses de idade; quarta dose contra o coronavírus está disponível para imunossuprimidos a partir dos 18 anos ou pessoas com 40 anos ou mais.
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, divulgou o calendário de vacinação contra Influenza e Covid-19 desta quinta-feira, 21. Poderão tomar o imunizante contra gripe os moradores a partir de seis meses de idade. Quanto à aplicação da dose contra o coronavírus, pessoas a partir dos cinco anos de idade poderão ser imunizadas e a quarta dose está liberada para quem tiver 40 anos ou mais.
As doses contra gripe serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Já as doses contra Covid-19 são administradas em dias e locais específicos; doses pediátricas, destinadas a crianças a partir de cinco anos de idade ou imunossuprimidas, estão disponíveis nas seguintes unidades:
Amparo (quarta-feira), Clínica da Família (quarta-feira), Floriano (terça-feira), Nove de Abril (quarta-feira), Paraíso de Cima (quarta e quinta-feira), Rialto (terça-feira), Roselândia, Santa Lúcia (terça e sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), São Luiz, Siderlândia (segunda-feira), UBS Centro, UBS Colônia (segundas e quartas-feiras), Vale do Paraíba (quinta-feira), Vila Coringa I (terça-feira), Vila Elmira, Vila Independência (quarta-feira), Vila Maria (quinta-feira) e Vila Principal (sexta-feira).
A vacinação contra Covid-19 segue também para jovens e adultos, que devem seguir o cronograma abaixo:
– 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;
– 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
– 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até o dia 21/03/2022; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;
– 4ª Dose: para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham quatro meses após a terceira dose; pessoas acima de 40 anos, quatro meses após a terceira dose; e profissionais da Saúde que tenham quatro meses após a terceira.
Para a imunização, é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.
As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.