Objetivo do evento foi promover a participação social na construção de políticas públicas para a melhor idade, buscando garantir direitos e atender as necessidades deste público

Com o tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia – Urgência por Equidade, Direitos e Participação’, Barra Mansa realizou nesta quarta-feira (28), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, aconteceu no auditório do Centro de Educação Integrada (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro. O objetivo foi promover a participação social na construção de políticas públicas para a melhor idade, buscando garantir direitos e atender as necessidades deste público.
O evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; da secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte; da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Laís Maria Gonçalves dos Santos; do promotor de Justiça de Tutela Coletiva do 3° Núcleo de Volta Redonda, Plinio Vinicius D’Ávila Araújo; servidores municipais e representantes da sociedade civil.
A programação foi estruturada em torno de cinco eixos principais: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
– Este é um importante momento de fala, de sermos ouvidos, dizermos o que precisamos. Esta conferência serve para apresentarmos propostas para que a vida da pessoa idosa melhore através das políticas públicas. Vamos eleger nossos delegados para levarmos nossas propostas para outras instâncias: ao prefeito, ao estado e ao governo federal – explicou Laís Gonçalves.
O promotor Plínio D’Ávila, que palestrou sobre os eixos da conferência, ressaltou a importância do evento para a melhor idade. “São pautas muito importantes, pois a população brasileira vem envelhecendo e podemos explanar sobre a evolução dos direitos dos idosos com ideias sobre os eixos. Que as sementes que lançamos aqui possam germinar através de projetos para a população idosa de Barra Mansa”.
A secretária Joseane Ricarte ressaltou a preocupação do prefeito Luiz Furlani em consolidar serviços e equipamentos públicos em prol da melhor idade. “Envelhecer é um processo que envolve vários aspectos, e é importante que as políticas públicas sejam integradas, saúde, assistência social , cultura, habitação, mobilidade urbana. Então, precisamos criar uma cadeia consolidada com serviços e equipamentos públicos para cuidarmos das demandas dos nossos idosos na sua integralidade. Estamos aqui para combater violações e garantir direitos. Cuidar da melhor idade é cuidar de nós mesmos, da nossa memória, da nossa história, e promover o desenvolvimento de todos”, concluiu a secretária.