Evento foi realizado em Barra Mansa pela primeira vez desde 2019

A 31ª edição do Torneio Leiteiro de Antônio Rocha foi realizada com sucesso em Barra Mansa, entre quinta-feira e domingo (06 a 09 de julho). O evento é tradicional no município e voltou a acontecer depois de três anos de pausa, por conta da pandemia da covid-19. Durante os quatro dias de festividade, um grande público marcou presença para prestigiar o evento e assistir aos shows de artistas regionais e de um dos maiores ícones da música sertaneja do país, Sérgio Reis. Aproximadamente cinco mil pessoas estiveram presentes no Torneio Leiteiro, que teve realização da Prefeitura e envolveu diversas secretarias municipais, a Guarda Municipal e a Fundação Cultura.

O prefeito Rodrigo Drable, exaltou a grandiosidade do evento que trouxe de volta a diversão, a integração com o homem do campo e a valorização do produtor. “Depois de três anos, temos a alegria de fazer o maior torneio leiteiro de todos os tempos. Não é só o apoio ao setor produtivo do campo, mas também uma grande oportunidade de lazer, diversão e cultura para o nosso povo. Nós preparamos uma estrutura maior que a dos outros anos, com mais segurança e mais elementos de diversão, como o camarote. Enfim, a gente dedicou esforços para entregar uma programação como não foi feita antes”, destacou Rodrigo.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, parabenizou todos pelo saldo positivo do torneio e ressaltou que o trabalho foi desenvolvido com muito planejamento, o que trouxe êxito ao evento.
– Começamos a planejar com quarenta e cinco dias de antecedência e pudemos ver como foi bom. A presença de público foi extraordinária, mesmo com as baixas temperaturas. Os animais que foram ao torneio são todos de Barra Mansa, com padrão muito alto de qualidade, incluindo genética e produção, animais que são premiados nacionalmente. Agradeço o empenho do prefeito Rodrigo Drable, que se fez presente no evento. Tudo transcorreu perfeitamente.  Parabenizo também o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que montou uma base dentro do distrito, e de todas as demais pastas do governo – frisou.
O cantor Sérgio Reis se apresentou na noite de sexta-feira, dia 07, diante de uma plateia repleta de fãs encantados e animados. Um dos nomes mais conhecidos e renomados da música sertaneja raiz, Sérgio Reis, elogiou toda a estrutura montada pelo município. “Quero agradar a esse povo porque estou encantado com o tamanho da festa. Barra Mansa está de parabéns”, revelou o cantor.

Premiação

Um dos pontos altos do torneio é a premiação dos produtores rurais e animais de maior destaque.
– Na categoria Novilha de 0 a 4 dentes, a vaca que levou em primeiro lugar foi “Ameixa” da proprietária A. Carolina Nóbrega. O animal teve uma produção total aproximada de 175 kg/leite e uma média de 58,645 kg/leite.
– A vaca com maior produção na categoria de ordenhas válidas foi “Mariá” de propriedade da criadora Jandira Alves de Souza.  A produção geral foi de 235,720 kg/leite e uma média de 78,573 kg/leite.
– Na categoria Curraleiro até 30kg, o animal campeão foi a vaca “Talia”, do proprietário Carlos Henrique. Ela produziu cerca de 88kg/leite e uma média de 29,508 kg/leite.
– Já na categoria Curraleiro Livre, a vaca “Nirvana” foi a melhor com aproximados 197kg/leite e média de cerca de 65kg/leite. O animal também é de propriedade da criadora A. Carolina Nóbrega.