Com objetivo de discutir assuntos pertinentes ao setor de saúde, reunião contou com a participação de secretários e representantes de 12 municípios da região

Na manhã desta terça-feira, dia 23, Barra Mansa sediou a 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional do Médio Paraíba (CIR/MP). O encontro, realizado no Parque de Saudade, contou com a participação de secretários de Saúde e representantes de Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda.
A reunião teve como objetivo discutir ações integradas para o desenvolvimento da saúde nos 12 municípios que compõem a CIR/MP. O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, fez a abertura da reunião e falou da importância para o desenvolvimento da saúde na região.
– Estamos aqui discutindo políticas públicas do Ministério da Saúde e do Estado, pontuando programas, projetos e pactuações que irão beneficiar toda a população regional. Entre os assuntos em discussão hoje temos duas pactuações importantes. Uma delas é com relação ao nosso Hospital da Mulher, com o objetivo de aumentar os recursos e assim melhorar a qualidade dos serviços prestados, uma vez que a unidade atende toda a população de Barra Mansa e ainda serve como referência para municípios vizinhos – detalhou Sérgio Gomes.
Os encontros da CIR são subsidiados pelas reuniões da Câmara Técnica, composta por técnicos de cada município da região, representantes das áreas técnicas descentralizadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) e a Secretaria Executiva da CIR. Nessas plenárias acontecem todas as discussões acerca do processo de organização da rede de saúde, de protocolos de fluxo e de análise das pactuações de serviços entre os municípios da região e são encaminhadas as propostas aos membros da CIR para as definições das políticas públicas para a melhoria e qualificação da saúde na região.