Evento é realizado na Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos (AAPI-BM), no Centro, e conta com a presença de autoridades, representantes da pasta e sociedade civil

Com o objetivo de traçar diretrizes e aperfeiçoar o trabalho do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), o município de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está promovendo a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi aberto nesta quinta-feira, dia 13, e terá continuidade na sexta-feira, dia 14. A Conferência acontece na Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos (AAPI-BM), localizada na Rua Jorge Lóssio, nº 201, no Centro.
O encontro tem como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, os vereadores Deco e Rayane Braga, além de servidores da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, da sociedade civil, alunos do curso de Serviço Social da Universidade de Barra Mansa (UBM), entre outros, participaram do evento. O secretário de Assistência Social de Valença, Rafael de Oliveira Tavares, foi o palestrante do dia.
A gerente de Proteção Social Básica, Cátia Batista, destacou o motivo da Conferência e falou mais sobre as ações. “Estamos aqui para observar as propostas da última Conferência, trazer novas ideias para esta e fazer uma avaliação do que é preciso para atender as famílias em vulnerabilidade no município. Hoje temos a palestra magna com o professor Rafael, secretário de Assistência Social de Valença e amanhã haverá a discussão dos eixos”, enfatizou.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, elencou uma série de melhorias que a pasta vem buscando implantar e agradeceu o apoio da gestão do prefeito Rodrigo Drable.
– Por determinação do prefeito, temos um olhar mais humano para as pessoas em situação de rua. Outro esforço nosso foi reduzir o valor da urna popular dos cemitérios, abaixamos de R$1.200 para R$630 e dividimos em dez parcelas. Também colocamos uma assistente social de segunda a segunda nos cemitérios, dando mais humanidade para este momento de dor. Temos muita dedicação e atenção para com o povo assistido, nos preocupamos com o cidadão e suas famílias – explicou o secretário Fanuel Fernando.
A vice-prefeita Fátima Lima pontuou a importância do trabalho da Assistência no município. “Queremos melhorar o SUAS e para isso, é preciso unir forças e nos engajarmos. Tenho certeza que se todos tivermos de mãos dadas, vamos reconstruir o SUAS”, ressaltou.
Antes de começar a Conferência, houve uma apresentação de bailarinas do ‘Instituto Universo Acreditar’, uma Organização Não-Governamental (ONG) que oferece cursos gratuitos e fica situada no Parque da Cidade, no Centro. Quatro bailarinas demonstraram seus talentos ao público.