Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Coleta Seletiva será ampliada em Barra Mansa
Início do conteúdo da página

Coleta Seletiva será ampliada em Barra Mansa

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 17h58 | Última atualização em Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 17h58

Ao todo 74 bairros serão atendidos pelo programa; em 2018 foram recolhidos mais de mil toneladas de materiais recicláveis

O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) ampliará ainda neste mês de fevereiro, o programa Coleta Seletiva Solidária, passando a atender das atuais 50 localidades, outros 24 bairros do município. A iniciativa visa preservar e melhorar o meio ambiente, diminuindo a quantidade de material reciclável destinado ao CTR (Centro de Resíduos Sólidos).

O gerente do setor de Destinação Final de Resíduos Sólidos e responsável pela Coordenação da Coleta Seletiva, Sérgio Antônio da Silva, detalhou a importância do descarte correto. “No exercício da coleta seletiva é selecionado o material que ainda tem utilidade daquele que esgotou sua validade de uso. Assim, se consolida a separação do lixo reciclável e do não reciclável”, explicou.

Sérgio ressaltou que o Saae avançou no último ano e que a coleta seletiva trouxe benefícios para as comunidades, além de gerar renda para o cooperados da CoopCat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa). “Elevamos de 20% para 50% a abrangência territorial da coleta seletiva, o que possibilitou em 2018 o recolhimento de mais de mil toneladas de recicláveis. Também conseguimos aumentar a renda média dos cooperados de R$ 500 para R$1,2 mil/ mês”, destacou.

SELEÇÃO DOS RECICLÁVEIS- Para as pessoas que não sabem como realizar a separação dos resíduos, o Centro de Resíduos Sólidos recomenda que o lixo seco, como papéis, papelão, metais, plásticos e vidros, seja acondicionado separadamente. Copos plásticos com restos de bebidas precisam ser lavados antes de irem para o lixo. É fundamental que o óleo de cozinha seja colocado em garrafas pet para o recolhimento pela coleta seletiva.

Já o lixo orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, deve ser disponibilizados para a coleta de lixo comum. Enquanto o lixo eletrônico, como monitores de computador, aparelhos celular, impressoras e afins, precisa ser descartado em empresas e cooperativas próprias na área de reciclagem deste tipo de material.

PROGRAMAÇÃO DA COLETA SELETIVA - A Coleta Seletiva funciona de segunda a sexta-feira. O serviço é efetuado criteriosamente dentro do horário estipulado. Assim sendo, comerciantes e moradores devem disponibilizar o lixo reciclável para a coleta seletiva pelo menos cinco minutos antes do horário divulgado pela autarquia. Confira a programação completa de todos os bairros atendidos pela Coleta Seletiva Solidária através do link: http://bit.ly/coletaseletivabm.

Para obter mais informações sobre a coleta seletiva e saber em quais locais, dias e horários o projeto funciona, é só ligar para o telefone (24) 3512-4333.

registrado em:
Fim do conteúdo da página