Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Barra Mansa atinge mais de 10 mil famílias cadastradas no ‘Bolsa Família’

Barra Mansa atinge mais de 10 mil famílias cadastradas no ‘Bolsa Família’

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 12h31 | Última atualização em Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 12h31

Ao todo 10.337 pessoas já estão sendo acompanhadas pelo programa na saúde; o número representa 75,92% de acompanhamentos, estando acima da média nacional. No município há 6.299 famílias beneficiarias

A Prefeitura de Barra Mansa concluiu nesta semana o cadastro geral do programa ‘Bolsa Família 2019’. No total, 10.337 famílias se inscreveram no Cadastro Único. Deste total, 7.848 já estão sendo monitoradas conforme as exigências do programa do Governo Federal.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. Uma das exigências do programa é a pesagem semestral, realizada nas unidades de saúde nas quais as inscrições foram realizadas.

Para receber o benefício, que tem o valor variado conforme a realidade de cada acompanhado, além da pesagem, o contemplado deve cumprir outros requisitos, comoo acompanhamento em saúde, consistindo na realização do pré-natal para as gestantes, o acompanhamento do crescimento infantil e a manutenção em dia do cartão de vacina das crianças de até sete anos.

Segundo o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, o acompanhamento dos beneficiados é de suma importância. “Estamos trabalhando com o objetivo de ofertar a população mais carente esse benefício. Por isso a importância deles estarem em dia e cumprirem as condicionantes do programa”, afirmou o secretário.

De acordo com a coordenadora da Área técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Jilliane Resende Cristino, a cobertura do ‘Bolsa Família’ em Barra Mansa alcançou na primeira vigência de 2018  82.93% e na segunda, 75,92%. Esse percentual, segundo ela, é o melhor desde o segundo semestre de 2011. “Nosso trabalho no município foi muito positivo. A Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde trabalharam em equipe para atender a todos os beneficiados. Com o apoio do Prefeito Rodrigo Drable e do Secretário de Saúde Dr. Sérgio Gomes estamos conseguindo melhorar nossos índices a cada ano”, concluiu a coordenadora.