Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Prefeitura de Barra Mansa inicia campanha ‘Fevereiro Roxo’
Início do conteúdo da página

Prefeitura de Barra Mansa inicia campanha ‘Fevereiro Roxo’

Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 16h18 | Última atualização em Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 16h18

Campanha chama atenção para três tipos de doenças: Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus

A campanha ‘Fevereiro Roxo’ foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre três doenças que devem ter mais atenção, são elas: FibromialgiaAlzheimer e Lúpus. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, iniciou nesta semana a campanha em todos os postos de saúde do município. Durante todo o mês, serão oferecidos atendimentos na área de fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social e fonoaudiologia. Além dos serviços, todos os postos ofertarão aos usuários, através das salas de espera, informações importantes com foco na prevenção e no tratamento da doença.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, campanhas como estas ajudam a população a identificar patologias que estão sendo desenvolvidas. “Com um diagnóstico precoce podemos controlar qualquer tipo de doença, mesmo aquelas que ainda não podem ser revertidas. As pessoas dão sinais quando estão adoecendo, por isso é preciso que os familiares fiquem atentos a qualquer mudança de comportamento, principalmente dos idosos”, detalhou o secretário.

Para o coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Wesley Abel, a informação é o melhor meio de conscientizar a população e através das salas de espera os programas têm tido saldos positivos de participação do público. “Nesta campanha em específico, além das salas de espera, os idosos serão avaliados através de questionário desenvolvido pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), para identificação precoce dos sinais de demência”, contou Wesley.

ENTENDA AS DOENÇAS:

Mal de Alzheimer: Uma das demências mais comuns nos idosos do mundo. Causa a degeneração do cérebro do indivíduo, comprometendo sua cognição, avançando devagar. Atualmente não possui cura, apenas tratamento que retarda sua progressão.

Fibromialgia: É uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

LUPUS (LES): O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página