Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Educação promove seminário no início do ano letivo de Barra Mansa
Início do conteúdo da página

Educação promove seminário no início do ano letivo de Barra Mansa

Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 18h49 | Última atualização em Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 18h49
imagem sem descrição.

Evento reuniu cerca de 2 mil profissionais da área no Clube Recanto; 5 novas escolas de ensino integral serão abertas

Nesta sexta-feira, dia 1°, o auditório do Clube Recanto, em Barra Mansa, recebeu cerca de 2 mil educadores para a abertura do ano letivo de 2019. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Lima, do secretário de educação, Vantoil de Souza, do subsecretário de educação, Ricardo Rosas, da gerente de educação básica, Saionara Maciel e do palestrante do dia, professor Júlio Cesar Furtado, Mestre em Educação pela Universidade Ferderal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O evento foi divido em dois períodos, com palestras na parte da manhã e da tarde, para que o maior número de professores da rede pública de Barra Mansa fosse contemplado.

Na abertura do seminário a vice-prefeita, Fátima Lima, desejou boa sorte aos profissionais e falou sobre os desafios da educação de Barra Mansa para esse ano. “Quero desejar a todos vocês um bom retorno e como todos os anos teremos muitos desafios, mas eu acredito na dedicação de cada um de vocês; que tenhamos um bom dia de palestras e que permaneçam empenhados em tornar o ano letivo de 2019 ainda melhor que os anteriores”, completou a vice-prefeita.

O secretário de educação, Vantoil de Souza, falou sobre as novidades para o ano que se inicia. “Teremos mais um ano de luta constante para melhorar o ensino público da nossa cidade, mas temos coisas boas para contar; nós iniciamos o ano com os kits escolares entregues para todas as unidades e as diretoras vão encaminhar para todos os alunos, assim como os uniformes serão entregues na segunda semana de aula; mais do que escolas reformadas, temos que enaltecer o trabalho dos profissionais da área”, disse o secretário que comemorou a abertura de mais unidades de ensino integral. “Esse ano teremos mais cinco escolas de ensino integral funcionando, com todas as vagas já preenchidas, ou seja, mais um passo adiante no processo de oferecer um ensino integral de qualidade em Barra Mansa” concluiu. As novas unidades com o ensino integral são: Escola Municipal Nono Reis, em São Judas Tadeu; Escola Municipal Vila Elmira, na Vila Elmira; Escola Municipal Gelson Silvino, no KM 100; Escola Municipal Coronel Armênio Pereira Gonçalves, na Vila Principal e Escola Municipal Vereador Alderando Casali Marques, em Santa Isabel.

 

O palestrante do dia, professor Júlio Cesar Furtado, iniciou a atividade parabenizando os organizadores do seminário e reforçando a importância do profissional da educação acreditar no trabalho que realiza. “É um prazer voltar a Barra Mansa e é sempre um prazer iniciar um ano letivo, pois gosto de estabelecer o lugar que pretendo falar para vocês, e eu falo como professor; a sala de aula nos alimenta e faz muito bem” disse Júlio Furtado, que teve como tema de sua palestra a “Gestão da Sala de Aula: Construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”. A palestra enfatizou o conceito de educação significativa, iniciativa que requer investigação contínua no processo de aprendizagem, ajudando a garantir o alcance dos objetivos traçados pela educação. Júlio Cesar Furtado é graduado em Geografia, Pedagogia, pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo. Especialista em PNL (Programação Neurolinguística) e diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, em Cuba.

 

Fotos: Chico de Assis

registrado em:
Fim do conteúdo da página