Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa inicia primeira etapa do LIRAA
Início do conteúdo da página

Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa inicia primeira etapa do LIRAA

Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 16h13 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 16h13
imagem sem descrição.

Levantamento serve para mapear o território da cidade e auxiliar no combate à dengue

 

A prefeitura de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde Ambiental (Programa de Controle da Dengue), iniciará, no próximo dia 04, o primeiro levantamento do ano. O LIRAA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) é feito em toda área urbana do município e visa mapear o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti por localidades. O programa consiste em quatro etapas.

 A metodologia é realizada através de um sorteio de quarteirões e residências, num extrato, baseado no programa desenvolvido nacionalmente, com participação dos supervisores de campo. Essa medida facilita e indica aonde devem acontecer as ações complementares dos agentes.

Eliane Rodrigues de Castro, Coordenadora do Combate à Dengue, considera o programa uma grande iniciativa, mas reforça a necessidade da proatividade dos cidadãos. “Até o momento temos conseguido ótimos resultados em Barra Mansa, porém temos de estar atentos e preparados, pois neste verão algumas Arboviroses (dengue, zica e chikungunya), preocupam em todo o Sudoeste”. A Coordenadora concluiu convocando os moradores. “Torna-se fundamental a participação da população, em ações preventivas do controle do mosquito, eliminando todo objeto que possa acumular água, tanto fora, como dentro das residências; atitudes simples como essas são importantes para a eficácia do programa”.

 

Foto: Paulo Dimas

registrado em:
Fim do conteúdo da página