Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa abre ano letivo dia 1º de fevereiro

Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa abre ano letivo dia 1º de fevereiro

Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 16h06 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 17h36

Seminário sobre aprendizagem significativa será realizado para todos os educadores; alunos retornam às aulas dia 5

As atividades do ano letivo 2019 em Barra Mansa começam no dia 1º de fevereiro. No retorno dos professores está programado o seminário “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”, com o mestre em educação, Júlio Cesar Furtado. O evento será realizado no Clube Recanto, na Bocainhinha, em dois horários: às 8 horas, para atender os professores que atuam no turno da manhã, e às 14 horas, para aqueles que lecionam à tarde. O evento é direcionado para educadores da Educação Infantil ao 9º ano, incluindo professores do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial, diretores, orientadores educacionais e pedagógicos.

De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza, o retorno dos alunos acontece dia 5. “No dia 4, os professores estarão em planejamento pedagógico para iniciar as aulas com os alunos no dia 5. Com 67 unidades escolares e cerca de 10,5 mil alunos, nosso grande desafio é ofertar um ensino de melhor qualidade. Para isso, em 2019 teremos nove creches em funcionamento. São elas: Creche Vila Natal, no Paraíso; Núcleo Infantil Campo da Paz, na Bocaininha; Creche Menino Jesus, na Estamparia (conveniada); Creche Padre Adalberto (conveniada), no São Luiz; Creche Nova Esperança, na Vila Maria; Creche Divino Espírito Santo; na Vila Nova (conveniada); Creche Professor Constantino, no bairro São Francisco; Creche Dom Waldyr Calheiros, no Ano Bom e Creche vereador José Luiz Vanelli, no Getúlio Vargas. Também ampliamos de quatro para nove, a quantidade de escolas com educação em tempo integral, ofertando além das aulas convencionais, as disciplinas de francês, inglês, alemão, xadrez, informática e robótica. Esses alunos passam em média sete horas no ambiente escolar e desenvolvem habilidades que o diferenciam quando o assunto é perspectiva de futuro”, ressaltou o secretário, destacando que os kits escolares e uniformes já estão na Secretaria de Educação para serem entregues a todos os alunos já na primeira quinzena de aula.

SEMINÁRIO – Durante o seminário em Barra Mansa, Júlio Furtado abordará entre outros assuntos, o conceito de avaliação significativa, iniciativa que requer investigação contínua do processo de aprendizagem, ajudando a garantir o alcance dos objetivos traçados e possibilitando intervenções contínuas na aprendizagem do aluno, o que facilita a construção de sentido sobre o que se está aprendendo.

Outro enfoque do seminário será a inclusão promovida através da avaliação significativa, já que os resultados provocam mudança na ação docente (nota dinâmica), serve para diagnosticar e está a serviço do sucesso, e não do fracasso.