Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa abre ano letivo dia 1º de fevereiro
Início do conteúdo da página

Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa abre ano letivo dia 1º de fevereiro

Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 16h06 | Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 17h36

Seminário sobre aprendizagem significativa será realizado para todos os educadores; alunos retornam às aulas dia 5

 As atividades do ano letivo 2019 em Barra Mansa começam no dia 1º de fevereiro. No retorno dos professores está programado o seminário “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”, com o mestre em educação, Júlio Cesar Furtado. O evento será realizado no Clube Recanto, na Bocainhinha, em dois horários: às 8 horas, para atender os professores que atuam no turno da manhã, e às 14 horas, para aqueles que lecionam à tarde. O evento é direcionado para educadores da Educação Infantil ao 9º ano, incluindo professores do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial, diretores, orientadores educacionais e pedagógicos.

 De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza, o retorno dos alunos acontece dia 5. “No dia 4, os professores estarão em planejamento pedagógico para iniciar as aulas com os alunos no dia 5. Com 67 unidades escolares e cerca de 10,5 mil alunos, nosso grande desafio é ofertar um ensino de melhor qualidade. Para isso, em 2019 teremos nove creches em funcionamento. São elas: Creche Vila Natal, no Paraíso; Núcleo Infantil Campo da Paz, na Bocaininha; Creche Menino Jesus, na Estamparia (conveniada); Creche Padre Adalberto (conveniada), no São Luiz; Creche Nova Esperança, na Vila Maria; Creche Divino Espírito Santo; na Vila Nova (conveniada); Creche Professor Constantino, no bairro São Francisco; Creche Dom Waldyr Calheiros, no Ano Bom e Creche vereador José Luiz Vanelli, no Getúlio Vargas. Também ampliamos de quatro para nove, a quantidade de escolas com educação em tempo integral, ofertando além das aulas convencionais, as disciplinas de francês, inglês, alemão, xadrez, informática e robótica. Esses alunos passam em média sete horas no ambiente escolar e desenvolvem habilidades que o diferenciam quando o assunto é perspectiva de futuro”, ressaltou o secretário, destacando que os kits escolares e uniformes já estão na Secretaria de Educação para serem entregues a todos os alunos já na primeira quinzena de aula.

SEMINÁRIO – Durante o seminário em Barra Mansa, Júlio Furtado abordará entre outros assuntos, o conceito de avaliação significativa, iniciativa que requer investigação contínua do processo de aprendizagem, ajudando a garantir o alcance dos objetivos traçados e possibilitando intervenções contínuas na aprendizagem do aluno, o que facilita a construção de sentido sobre o que se está aprendendo.

Outro enfoque do seminário será a inclusão promovida através da avaliação significativa, já que os resultados provocam mudança na ação docente (nota dinâmica), serve para diagnosticar e está a serviço do sucesso, e não do fracasso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página