Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa orienta sobre serviço de poda e manutenção de árvore

Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 18h56 | Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 19h11

Antes de executar a ação é importante que o contribuinte esteja informado para agir em conformidade com as leis ambientais

As fortes chuvas trazem uma preocupação a mais para o Poder Público e os moradores: o aumento dos riscos de queda de árvores nas áreas urbanas e rurais. Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, alerta a população para a realização deste tipo de intervenção. Segundo orientações do órgão, as podas, desbastes, supressões (quando precisa cortar árvores para construção de um imóvel residencial ou empresarial), remoções ou poda de raiz sem autorização fere a legislação ambiental, tanto federal quanto municipal.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a orientação fundamental é para que o morador busque informações junto ao órgão sempre que houver a necessidade do serviço. “Funcionamos no quarto andar do Centro Administrativo, e estamos à disposição da população. A poda de árvores em áreas públicas é de responsabilidade da prefeitura. Em terrenos particulares, a ação é autorizada pela Secretaria mediante apresentação de cópias dos documentos pessoais e um comprovante de endereço. Após vistoria realizada pelos agentes ambientais é emitida a autorização para que o proprietário contrate os serviços. Caso a situação envolva riscos, a solicitação deve ser feita diretamente na Defesa Civil, em funcionamento no Parque da Cidade”, explicou.

O secretário disse ainda que o município tem realizado os atendimentos referentes a podas e manutenções das árvores, porém esse é um processo que deve ser realizado com cautela para que a natureza não seja prejudicada. “Tem algumas árvores que levamos semana para fazer a poda e manutenção. É um serviço delicado, pois envolve a preservação do meio ambiente”, disse Beleza.

.

CASO A CASO – As situações de supressão para construção, o requerimento deve conter cópia dos mesmos documentos acrescidos do alvará da obra. Já os casos de avarias provocados por quedas de árvores a situação é analisada por uma comissão.

Quando os galhos da árvore estiverem entrelaçados na fiação elétrica ou até a três metros de distância, o serviço é de responsabilidade da concessionária de energia elétrica e a solicitação deve ser feita pelo cidadão diretamente a Light, presencialmente ou via 0800 284 0182.

A prefeitura realiza podas apenas em logradouros públicos, como calçadas, praças, e órgãos públicos. A iniciativa  deve ser solicitada através de ofício de ente que represente o interesse da coletividade (associação de bairro, abaixo-assinado, etc). Mais informações podem ser obtidas através do telefone da secretaria: (24) 2106 3406 – (24) 2106 3408.