Barra Mansa | 25°C

Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Parceria entre Polícia Militar e Guarda Municipal de Barra Mansa realiza formatura da Proerd

Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 13h28 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 13h29

Sessenta e dois alunos do 5º ano, do Colégio Antônio Pereira Bruno se formaram no projeto que trabalha a prevenção ao uso de drogas nas escolas

O Colégio Municipal Antônio Pereira Bruno, no bairro Goiabal, foi palco para a formatura de duas turmas do 5° ano do ensino fundamental, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na tarde desta terça-feira (4). No total 62 alunos receberam durante 14 semanas, diversas atividades e palestra informativas em sala de aula sobre a prevenção e os riscos do uso de drogas e, também, sobre a violência doméstica e nas escolas.  O Proerd é realizado pela Polícia Militar, através dos Sargentos Gladston e Roberta, e recebe o apoio da Guarda Municipal de Barra Mansa, através do Programa de Educação no Trânsito (PET), coordenado pelo Inspetor Silva.

Prestigiando a formatura, o Guarda Municipal e coordenador do PET, Inspetor Silva, disse que é sempre uma honra participar e contribuir com o programa que visa dar novos olhares às crianças. “Temos muito orgulho e reconhecimento por esse trabalho da Polícia Militar. Essa é uma parceria que envolve as escolas, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a sociedade em geral, com objetivo de diminuir a quantidade de usuários de drogas no nosso município”, atribuiu o Guarda.

De acordo o Sargento Gladston, a cada ano o Proerd vem tendo um maior interesse dos jovens. Somente neste semestre em Barra Mansa foram 2, 1 mil  alunos matriculados. “Infelizmente não conseguimos atender todo mundo, neste ano foram 700 alunos formados pelo programa. Os que conseguem participar, absorvem a missão de serem os multiplicadores de informações”, contou o Sargento.

Gladston ainda acrescentou que o envolvimento da Prefeitura através da Secretaria de Educação é muito importante para que o projeto seja desempenhado com mais afinco. “Eu gostaria que todas as Secretarias de Educação do estado fossem como a de Barra Mansa, uma das maiores incentivadoras do Proerd”, completou Gladston.

A diretora adjunta do Colégio Antônio Pereira bruno, Elaine Ribeiro Campos, contou que esse projeto vem sendo realizado na escola há 13 anos e garantiu que o resultado é sempre positivo. “Essa atividade é de extrema importância para informar e conscientizar, principalmente os pré-adolescentes sobre os riscos que o mundo das drogas oferece a todos nós. Essa ação sempre será bem recebida na nossa escola”, garantiu Elaine.

Para a estudante Sofia Eduarda de Souza, de 11 anos, o projeto foi positivo no sentido de apresentar a realidade de uma maneira que os alunos não imaginavam. “Gostei bastante de ter feito parte do Proerd, aprendi coisas que eu não imaginava que acontecia, principalmente em relação às drogas, como elas são prejudiciais a nossa saúde e como isso afeta as famílias”, pontuou a aluna, garantindo que a lição que foi desenvolvida ao longo do projeto, será passada para os amigos e familiares.

Programa da PM, PROERD existe há 25 anos no Estado

Implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), criado em 1983.

Ativo há mais de duas décadas, o projeto é adotado em todo o país e conta com três currículos: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, além de atividades também para pais e responsáveis.