Barra Mansa | 27°C

Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Barra Mansa participa do 1º Pedal de Reconhecimento do Circuito Ciclístico do Médio Paraíba

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 18h05 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 18h13

Evento será realizado no sábado, 27 e integra o Programa Lider, iniciativa do Sebrae Rio na região

O gerente da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, Marco Cambraia, participa neste sábado (27), do 1º Pedal de Reconhecimento do Circuito Ciclístico do Médio Paraíba. O evento acontece a partir das 8 horas e tem a finalidade de iniciar o mapeamento da rota ciclística da região com foco na criação do circuito oficial para moradores e turistas.

A previsão é de que o evento reúna representantes de 12 municípios da região. Eles percorrerão um trajeto de 104 km, saindo da Igreja da Glória, em Valença, sentido Parque da Concórdia, Fazenda da Embrapa, Inea, Barão de Juparanã, Lacerda, Eco Resort, Fazendas São Fernando e Secretário até o Centro de Vassouras, de onde seguem para Cinco Lagos e Ipiranga com destino a Barra do Piraí.

Segundo um dos integrantes do Núcleo Ciclo Turismo, Evandro Queiroz Glória, o Programa Líder promoverá a integração regional das 12 cidades envolvidas no projeto nos quatro eixos definidos, educação no trânsito, mobilidade, tecnologia e turismo. “Começamos a tirar nossas ideias do papel para viabilizar ações de integração entre as cidades. A proposta do Sebrae consiste na realização de cinco pedais de reconhecimento que visam conhecer as rotas, identificar os parceiros, como hotéis e pousadas, restaurantes, bicicletarias, e outros serviços afins, e marcar os locais onde serão instalados os primeiros Totens com informações para os ciclistas da região e visitantes ao longo do trajeto”.

Marco Cambraia, que é um apaixonado pelo ciclismo, encara o projeto como a perspectiva de fomento à economia, através do turismo esportivo. “A secretaria de Juventude tem debatido a implantação de projetos direcionados à cultura da bicicleta, como meta de desenvolvimento sustentável. Dessa maneira, vamos começar pelo ciclo turismo e na medida do possível avançar para os bairros e o Centro da cidade”, explicou o gerente.

O circuito completo terá cerca de 450 Km, e passará pelas cidade de Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia. A ideia é que o ciclista possa começar e finalizar o passeio a partir de qualquer ponto que desejar dentro do circuito, com a indicação dos serviços disponíveis no trajeto. Para auxiliar na divulgação, o circuito vai utilizar a plataforma Bike Map até que seja criado um aplicativo próprio, disponível gratuitamente a partir de junho de 2019.

O PROGRAMA LIDER - Iniciado em outubro de 2017, o programa vai culminar na elaboração do Plano Estratégico da Região, que está sendo estruturado por um grupo de cerca de 50 pessoas, entre empresários, representantes do Poder Público, do terceiro setor e universidades, engajados em trabalhar em prol de um futuro melhor para a região.

A coordenadora Regional do Sebrae Rio, Ana Lucia de Araújo Lima, ressaltou que o programa está dividido em duas fases e deve ser finalizado em 2019. A primeira fase foi encerrada em junho deste ano, após a realização de oito encontros. Nesta etapa foram identificadas a situação regional, o desenvolvimento da liderança empreendedora, os objetivos estratégicos, além de outras ações. “O grupo se estruturou, construiu as estratégias de desenvolvimento e começou a elaborar o Plano Estratégico da região”, explicou.

Na segunda fase, iniciada em agosto deste ano, com final previsto para setembro de 2019, o programa será institucionalizado, com a implementação dos projetos, monitoramento de resultados e orientação no foco das ações, ampliação do grupo e amplificação dos resultados. “Nesta fase do programa, o Sebrae Rio está dado suporte e o apoio necessário aos trabalhos dos líderes na montagem do Planejamento Estratégico através de uma consultoria especializada, que acompanha o grupo na integração do planejamento estratégico, estruturação da governança, levantamento de informações, entre outras ações. “O acompanhamento da evolução do trabalho dos grupos será realizado através dos Fóruns de Monitoramento dos Compromissos Regionais”, acrescentou Ana Lúcia.

O Líder já vem sendo desenvolvido em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa.