Barra Mansa | 26°C

Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Cemitério Municipal de Barra Mansa se prepara para o feriado de Finados

Cemitério Municipal de Barra Mansa se prepara para o feriado de Finados

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 17h47 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 17h47

Programação inclui missas, cultos e ações de voluntários; expectativa é receber 10 mil visitantes durante todo o dia

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, através do Serviço Funerário, está realizando algumas intervenções no Cemitério Municipal, com foco no feriado de Finados, no dia 2 de novembro.  A menos de uma semana para uma das datas mais importantes em número de visitantes, uma força tarefa foi montada no setor para que tudo esteja preparado a fim de receber cerca de 10 mil pessoas durante todo o dia.

De acordo com o gerente de Serviços FuneráriosAlan Carlos Soares, a unidade está recebendo alguns trabalhos de pinturas nos meios-fios e paredes, colocação de refletores, além da limpeza geral e poda de árvores. “O Dia de Finados é uma data muito importante. Nosso objetivo é preparar o local para que as pessoas possam encontrar um espaço limpo e adequado, em respeito às famílias enlutadas, mas também à história das pessoas sepultadas aqui”, afirmou, completando que os serviços de limpeza são realizados diariamente a fim de manter o espaço sempre apropriado à visitação, velórios e sepultamentos.

Como acontece em todos os anos, uma programação religiosa está sendo preparada para o feriado no Cemitério Municipal, situado à Avenida Domingos Mariano, 1033, no Centro. A Paróquia São Sebastião realizará as tradicionais missas às 8 horas e às 16h. A Igreja Católica Ortodoxa fará uma celebração ao meio-dia. As igrejas evangélicas também marcarão presença no local. A Metodista realizará na entrada principal um culto com apresentação de coral, já a Presbiteriana Viva contará com grupos voluntários distribuindo “abraços grátis”.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, através do Clube de Desbravadores, formado por crianças, jovens e adolescentes, estará no local distribuindo copos d’água e orientando os visitantes. Grupos Espíritas distribuirão mensagens motivacionais de apoio e esperança aos presentes. Durante todo o evento, que acontece de 8 às 17 horas, uma equipe da Cruz Vermelha de Barra Mansa, composta por 40 profissionais, estará oferecendo suporte médico com aferição de pressão arterial e outros atendimentos.

Os cemitérios dos distritos de Amparo, Rialto e Floriano contarão com missas organizadas pelas comunidades católicas locais.Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, os grupos religiosos e de voluntariados que quiserem participar da programação podem se inscrever até a próxima terça-feira, dia 30, tanto na administração do Cemitério Municipal ou pelo telefone (24) 3326-3199. “Estamos à disposição para que todos que desejam participem desse dia. Acreditamos que essa programação ecumênica também promove o respeito às diferenças, afinal, o que importa é o amor e mensagem de esperança e conforto que é levada por todas as entidades religiosas ou beneficentes às famílias”, destacou Rutinha.

Ruth também ressaltou que o projeto de modernização do Cemitério segue avançando. A proposta foi elaborada pela administração da unidade mortuária, em parceria com alunos do curso de Engenharia Civil, do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). O projeto contempla um novo mapeamento geral do local e das quadras existentes, a identificação da numeração das sepulturas, bem como o recadastramento e a informatização dos dados da unidade. “Já estamos finalizando a informatização dos dados e das fichas cadastrais. Estamos em processo de mapeamento da área do cemitério que é bastante extenso. No dia 2 de novembro, estaremos atendendo os familiares que necessitam de alguma informação ou atualização dos dados”, finalizou a secretária.