Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Barra Mansa fica entre os dez melhores Serviços de Atendimentos Domiciliares do país
Início do conteúdo da página

Barra Mansa fica entre os dez melhores Serviços de Atendimentos Domiciliares do país

Publicado: Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 14h15 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 14h15

Devido ao bom funcionamento do programa, município alcançou a 9ª colocação nacional

 

Mais um programa da Secretaria de Saúde de Barra Mansa ganha notoriedade. Dessa vez o destaque foi para o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que alcançou a 9ª colocação entre 400 municípios do Brasil. A indicação aconteceu no I Simpósio Nacional para Gestores da Atenção Domiciliar no SUS, realizado em setembro de 2018, em Brasília. O critério usado para definir os SADs foram os atendimentos e procedimentos realizados.

Barra Mansa atingiu uma excelente pontuação, através de documentos que indicavam quais os serviços promovidos pelo programa no município. Apenas em 2019 foram 34.643 mil atendimentos e 5.558 procedimentos, sendo 1.560 coletas laboratoriais, 22 oxigenoterapias domiciliar, 2.470 curativos realizados, 138 medicações intravenosa em domicilio, 216 consultas com especialistas e  1.152 sondagens realizadas.

O coordenador do SAD de Barra Mansa, Alstom Lima Lacerda, explicou que o serviço oferta uma redução no número de pacientes nos leitos de hospitais, possibilitando mais vagas para a população. “Esse serviço oferta um suporte médico completo aos pacientes acamados que não tem condições de buscar o atendimento em uma unidade de saúde. Isso reduz em até 70% a probabilidade de uma internação hospitalar”, explicou.   

Os resultados obtidos, segundo Alstom, foram alcançados graças aos investimentos realizados pela Secretaria de Saúde. “Os atendimentos do SAD se estendem a todos os bairros de Barra Mansa. Dentre os atendimentos e procedimentos mensais, atingimos uma marca de mais de três mil. Temos uma média de mais de 300 pacientes cadastrados e nossa meta é aumentar esse quantitativo, aprimorando ainda mais nossos serviços”, completou.

O SAD conta com duas equipes de atendimento multidisciplinar, sendo cada uma composta por um enfermeiro, dois médicos, quatro técnicos em enfermagem e dois fisioterapeutas, como também uma equipe multidisciplinar de apoio, formada por um enfermeiro, um fisioterapeuta, um nutricionista, um assistente social, um psicólogo e um fonoaudiólogo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página