Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Prefeitura de Barra Mansa busca junto ao Governo do Estado solução para falta de inseticidas
Início do conteúdo da página

Prefeitura de Barra Mansa busca junto ao Governo do Estado solução para falta de inseticidas

Publicado: Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 14h11 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 14h11

Com a proximidade do verão, há uma preocupação com a reposição do produto

 

Com a chegada do verão o clima esquenta e consequentemente ocorrem pancadas de chuva. Esta alternância entre calor e temporais aumenta a proliferação de vetores como pernilongos e aedes aegypti, o mosquito da dengue. Para prevenir a entrada destes mosquitos nas residências e estabelecimentos, faz-se o uso de inseticidas lançados ao ar por meio de veículos que percorrem os bairros, popularmente conhecidos como ‘fumacê’. Contudo, o Malathion, produto responsável por este combate está em déficit e há um desabastecimento no estoque fornecido pelo governo federal. A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, está preocupada com a ausência do inseticida e já encaminhou um ofício a Secretaria de Saúde do Estado requisitando uma solução.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, destacou a importância de um retorno para ter resultados na ação contra os mosquitos. “O verão é um período onde é necessário haver uma alternativa para combater os problemas que surgem. Nesta época acontece a proliferação de vetores que se instalam nas residências das pessoas e aumenta a chance de levar doenças aos munícipes. Atentos a este fato, buscamos junto a Secretaria de Saúde estadual uma solução para a falta de inseticidas”, informou. 

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos, pontuou ser essencial a disponibilização do produto nos municípios. “Este inseticida é uma ferramenta para combater os vetores na forma adulta. A Secretaria de Saúde de Barra Mansa está preocupada com o não fornecimento ou a formulação de outro inseticida para o município não ficar descoberto”.

Antônio Marcos ressaltou ainda o empenho do secretário de Saúde Sérgio Gomes para resolver a situação. “O secretário de Saúde está procurando uma solução junto à secretaria de Saúde do Estado para definir o problema devido à urgência da temporada de verão”, concluiu. 



Funcionalidade do Malathion 

O inseticida Malathion tem sua aplicabilidade na eliminação da fase adulta do mosquito, através do lançamento do produto na atmosfera, com um equipamento acoplado no veículo, conhecido como ‘carro fumacê’. A falta do inseticida em estoque pode gerar prejuízos no combate ao vetor, principalmente em municípios afetados por epidemia de dengue. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página