Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Evento Jovens Negros de Sucesso homenageia personalidades de Barra Mansa
Início do conteúdo da página

Evento Jovens Negros de Sucesso homenageia personalidades de Barra Mansa

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 20h27 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 20h35

Cerimônia destacou 18 jovens do município que são exemplos a serem seguidos

 

Buscando valorizar e evidenciar jovens negros que fazem a diferença e se destacam em Barra Mansa, a Prefeitura Municipal, através da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), em parceria com o Rotary Clube de Barra Mansa Alvorada, realizaram na noite desta quinta-feira (28) o evento "Jovens Negros de Sucesso" para homenagear 18 personalidades do município em diversas áreas de atuação. A cerimônia foi realizada na casa rotariana no bairro Ano Bom.

Compondo a mesa de autoridades, a vice-presidente, Fátima Lima, o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, o secretário em exercício da Assistência Social e Direitos Humanos, Leomar Gomes, o comandante da Guarda, Joel Valcir, a gerente de turismo, Bhella Santos, o presidente do Rotary Clube de Barra Mansa Alvorada, Mario Lúcio de Souza, a presidente do Rotary Club Barra Mansa Sul Cryseida Fonseca e o professor acadêmico Nêuber da Silva Oliveira. Na plateia muitos amigos e familiares dos homenageados.

Os jovens homenageados são pessoas que se destacam em suas comunidades e profissões. São professores, empresários, profissionais da moda, servidores municipais e alunos da rede.

A vice-prefeita Fátima Lima explicou a necessidade de eventos como este. “O projeto Jovens Negros de Sucesso faz parte de todo um trabalho de promoção da igualdade racial que vem sendo desenvolvido em nosso município nesta gestão. O nosso objetivo é dar visibilidade a esse público, para tentar minimizar o enfoque negativo que muitas vezes é colocado pelas mídias a respeito dos jovens negros. Promovemos para valorizá-los, entendendo que investindo estamos prevenindo a violência. Nossos jovens estudam, trabalham e contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade. Todos os jovens devem buscar o sucesso na vida. O jovem negro tem que ser destacado pelas dificuldades que trazem em sua trajetória. Acreditamos no potencial da juventude para transformar Barra Mansa na cidade que queremos, dos nossos sonhos", destacou Fátima.

O Presidente do Rotary Clube de Barra Mansa Alvorada, Mario Lúcio de Souza, apoia a iniciativa da prefeitura em abrir espaço para que esses jovens inspirem outras pessoas. “O Rotary Clube comemora uma noite muito feliz, em que estamos homenageando pessoas que estão mostrando o seu valor. O Rotary Clube, sensibilizado com todo o esforço desses jovens, abre as portas da nossa casa, para que esses jovens possam ser reconhecidos pela sociedade barra-mansense como futuros líderes que serão. Eles são exemplos para muitos que buscam esse espelho em suas vidas pessoais e profissionais", lembrou Mário Lúcio.

Um dos homenageados foi o aluno do Ciep 483 - Ada Bogato, Pedro Lucas do Nascimento Rodrigues Bispo, de 18 anos. O jovem foi homenageado pela iniciativa de ir além quando participou do projeto Jovem Trabalhador, apresentando uma edição de vídeo feita por ele. O estudante é autodidata e usou ferramentas simples e acessíveis para produzir a sua obra. "Eu via os vídeos no Youtube, pesquisei qual o aplicativo que usavam e fiz o vídeo. Meus amigos do curso gostaram bastante".

Alessandra do Nascimento Rodrigues, 35, moradora do Paraíso de Cima e mãe do Pedro se surpreendeu com a homenagem. “Eu não acreditei muito quando ele me contou. Estou explodindo de alegria. Viemos de uma realidade muito humilde e ver meu filho chegar até aqui só mostra o quanto esse menino é bom”, comemorou Alessandra.

 

Confira os homenageados

 

Aline Regina de Souza
Formada em História, é modelo e bailarina. É membro da OICN - Integração de Conscientização Negra de Barra Mansa, e realiza projetos que visam a construção da identidade negra e da promoção da igualdade racial.

Cecilia Reis
Formada no curso de Magistério do Colégio Barbará e Licenciatura em Música pela Universidade de Barra Mansa, é professora e percussionista no "Projeto Música Nas Escolas" e cantora profissional desde os 18 anos.

Denise Aguiar
Servidora concursada na Prefeitura de Barra Mansa desde 2010 como Guarda Municipal, protegendo a população

Gabriel Monteiro de Souza (Meia-Noite)
Atleta graduado que já representou o Abadá Capoeira por diversas vezes na França e hoje ajuda outros jovens da sua comunidade.

Isabela da Cruz Santos Marques Chaves
Formada em Serviço Social pela UniFOA. Trabalha como assistente social há 14 anos, atualmente na Casa da Criança e do Adolescente, em Volta Redonda, com jovens vítimas de violência doméstica. Em Barra Mansa atua no Espro - Ensino Social Profissionalizante, com jovens aprendizes.

Jessica Maria Nascimento da Silva
Agente cultural na Fundação Cultura Barra Mansa, leva o projeto Afrosaberes às salas de aula das escolas municipais. Jessica é bacharel em direito.

Karine Priscila
Modista da badalada marca de Moda Afro, Negrita Modas, e palestrante do TED X.

Maiara de Oliveira Maia
Técnica de Enfermagem e formada em Biomedicina desde o ano de 2012, Maiara assumiu em 2019 a Coordenadoria do NASF de Barra Mansa, onde, entre outras responsabilidades, promove a política de promoção da igualdade racial dentro da Secretaria de Saúde.

Marcelândia Silva
Servidora da Prefeitura de Barra Mansa desde 2010. Atualmente Gerente de Captação de Recursos, é responsável pelo setor de Convênios na Secretaria de Planejamento Urbano.

Marcella Luiza Lucas Souza
Modelo coroada no Miss Barra Mansa Top World. Em dezembro estará concorrendo ao Miss Estado do Rio de Janeiro 2019.

Maria Eloah Bernardo
Está cursando o 8° período de História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pelo Cederj. Acreditando nisso, exerce a profissão de professora, além de integrar a Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil. Eloah também é bolsista de iniciação científica no Arquivo Municipal de Pirai.

Nêuber da Silva Oliveira
É formado em Logística pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), pós-graduado em Gestão em Suprimentos e Transportes, Gestão de Estoques e Operações de Finanças em Logísticas. MBA em Administração e Logística no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atualmente trabalha como docente no SENAC no curso de Logística e como Professor na Universidade Estácio de Sá. Nêuber é um empreendedor de sucesso juntamente com sua esposa.

Patrick Cezar Silva e Silva
Biólogo especialista, matemático, professor normalista, futuro pedagogo e pós-graduando no Ensino de Ciências e Matemática. Católico, auxilia nas comunidades eclesiais de base.

Pedro Lucas do Nascimento Rodrigues Bispo
Participou com destaque do projeto Jovem Trabalhador, programa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa. Hoje, graças ao programa, sente-se seguro e capacitado para continuar seus estudos e lutar por uma vaga no mercado de trabalho.

Raquel Cristina
Cursa a faculdade de Museologia. É escritora e poetisa, publicou uma coletânea de poesias chamada 'Vida, obra e morte de fulano de tal’, pela Editora Katzen.

Rogerdautry Praxedes Arcanjo
Completou o ensino médio e conseguiu uma bolsa do PROUNI na UGB em 2006, no curso de Licenciatura Plena em Geografia. Formou-se em 2009, prestou concurso e passou para o Estado e Município. Desde então já atuou em diversas escolas como professor e diretor. Hoje está como diretor adjunto do Colégio CEI Saturnina Vieira da Silva e como diretor geral do Colégio Estadual Jayme Silvestre Camargo.

Wagner de Oliveira Feliz Olavo
Advogado e sócio proprietário de um escritório de advocacia. Este ano assumiu a presidência da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB, e está como membro da Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da OAB-BM. Diácono da Igreja Presbiteriana Viva.

Thiago da Silva
Estudante de Administração na UNIFOA. Candomblecista, trabalha como estagiário na prefeitura de Barra Mansa e como estoquista. Foi indicado pela Casa Omariô de Jurema pelo exemplo de responsabilidade e serviço dentro das atividades religiosas, no universo familiar que é a casa da Jurema.

registrado em:
Fim do conteúdo da página