Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Prefeitura de Barra Mansa inicia ação de redução de animais em vias públicas

Prefeitura de Barra Mansa inicia ação de redução de animais em vias públicas

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h40 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h40

Representantes de diversos setores do Centro Administrativo se reuniram para discutir a iniciativa

Na manhã desta quinta-feira (28), representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Rural, Fazenda e Ordem Pública de Barra Mansa, se reuniram com o secretário de Governo, Alexandre Martins, para alinhar melhores estratégias para o recolhimento dos animais de grande porte, no município. Hoje, esses animais em vias públicas são encaminhados para o Curral Municipal, que fica localizado no bairro São Luiz, enquanto aguarda sua retirada.

Segunda a legislação municipal e federal, abandono ou descuido com os animais é considerado crime financiável. Em Barra Mansa, após o recolhimento, durante o período em que o animal fica no curral é gerado uma multa. Os valores variam entre R$ 363,00 a R$ 1.215,00. Porém, após dez dias recluso, o dono animal perde sua posse.

O secretário de Governo de Barra Mansa, Alexandre Martins, abriu a reunião explicando o motivo do envolvimento dos diferentes setores. “Somente estando organizados conseguiremos agir com rapidez, a fim de evitar que esses animais abandonados causem danos ou risco a população. Esse também é um problema de saúde pública, por isso precisamos chegar ao denominador comum de como será feito esse trabalho com segurança e assistência a esses animais”, explicou.

O secretário de Desenvolvimento Rural Luiz Vaneli, o Leiteiro, disse que a principal preocupação da Poder Público, em relação a esses animais nas vias, é na segurança da população. “Os animais de grande porte oferece risco tanto para o transito, quanto para os pedestres. Estamos todos engajados nessa ação para que a segurança de todos seja preservada”, falou.

De acordo com o coordenador do setor de Vigilância em Saúde Ambiental, esses animais são recolhidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural a Saúde acompanha seu bem-estar e a Guarda Municipal toma conta do espaço. “Essa é uma ação que funciona como uma engrenagem com o envolvimento de diversas secretarias, envolvida com um único processo”, o coordenador ainda fez um importante alerta. “Se uma pessoa se dispõe de adquirir um animal, ela tem que ter responsabilidade com o mesmo”, expressou.

Para recuperar o animal, o proprietário deve ir até o setor de Vigilância em Saúde Ambiental, retirar a taxa e, após o pagamento, apresentar toda documentação que comprove a posse, assim como estar munido de seus documentos pessoais.