Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Rodrigo Drable entrega nova remessa de óculos a idosos e alunos da rede pública de ensino
Início do conteúdo da página

Rodrigo Drable entrega nova remessa de óculos a idosos e alunos da rede pública de ensino

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h06 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h06

Prefeito pediu aos pais que compartilhassem nas escolas a oportunidade que seus filhos receberam visando reduzir os índices de ausência de pacientes nas consultas médicas

 


O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, entregou na manhã desta quinta-feira, dia 28, 15 novos óculos para alunos da rede pública de ensino e idosos do município. Os beneficiados receberam as lentes, gratuitamente, na sede da Fábrica de Óculos, instalada no pátio da Prefeitura.


Na ocasião, o prefeito detalhou sobre a importância de compartilhar com os demais pais e responsáveis sobre a oportunidade que os jovens receberam. “As escolas estão realizando testes de acuidade visual nas crianças e adolescentes com a finalidade de detectar possíveis problemas de visão. Mas, enfrentamos um problema sério: as consultas são marcadas e, alguns pacientes não comparecem ao atendimento. Isso é grave, pois a pessoa não resolve seu problema de saúde e ainda tira a vaga de outro. Especificamente, no que diz respeito à saúde da mulher, em 2016, a rede municipal de saúde deixou de realizar os exames de preventivo, acarretando um aumento nos casos de câncer de útero. Em 2017, quando assumimos o governo, retomamos com o procedimento. Apesar da importância, 70% das pacientes não comparecem ao exame. Situação semelhante ocorre na realização do risco cirúrgico para catarata”, detalhou Drable.


A Fábrica de Óculos de Barra Mansa dispõe de 4,6 mil armações de diferentes modelos a fim de possibilitar aos alunos e idosos a chance de escolher aquela que mais combina com seu estilo. A variedade vai desde armações coloridas e arrojadas até as mais tradicionais. A unidade tem capacidade para confeccionar até 50 óculos por dia.


Nadja Antônia Santana, 74 anos, moradora do bairro Santa Maria II, comentou sobre sua satisfação em receber os novos óculos. “Passei pela cirurgia de catarata e preciso usar os óculos. No momento, estava com dificuldades financeiras para fazer e foi uma benção recebê-lo pela Prefeitura”.


Daniele Oliveira, 9 anos, estudante do 4º ano do Colégio Comendador Geraldo Osório, na Vila Coringa, foi outra beneficiada. “Gostei muito dos meus óculos. Agora estou enxergando muito melhor”.


O encaminhamento dos alunos ao oftalmologista é realizado por meio do Programa Educação e Saúde, onde crianças e jovens passam pelo teste de acuidade visual. Se detectado algum problema, seguem para consulta na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. É necessária a apresentação de documento que comprove matrícula e frequência na escola, assinada e carimbada pelo diretor. Na sequência, o aluno recebe encaminhamento para exame oftalmológico no Centro de Especialidades Médica. Confirmada a necessidade do uso de óculos, o aluno, acompanhado do responsável, deve comparecer a Fábrica de Óculos com a receita para a escolha da armação e a medição das lentes. Os óculos são entregues no prazo de uma semana.


Idosos acima de 65 anos que comprovem baixa renda, moradores de Barra Mansa ou em situação de asilo, com encaminhamento da instituição, também devem passar pela uma Unidade de Saúde e diagnóstico do CEM, comprovar baixa renda via documentação assinada junto à Secretaria de Assistência Social. Em seguida, escolhem a armação e fazem a medição das lentes na Fábrica Óculos. O prazo de entrega também é de sete dias.


Fotos: Paulo Dimas

registrado em:
Fim do conteúdo da página