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Barra Mansa realiza 4ª Jornada Pedagógica Interdisciplinar

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 19h49 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 19h49

Edição ocorrida nesta segunda-feira, 25, foi voltada para as áreas de Educação Física e Ciências 

Com o objetivo de expandir no ambiente escolar a aprendizagem para estimular o cuidado com doenças acometidas na infância e adolescência, como por exemplo a obesidade, aconteceu nesta segunda-feira, 25, no Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable, a 4ª Jornada Pedagógica Interdisciplinar. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, unindo duas áreas de ensino com o intuito de potencializar os conhecimentos transmitidos por docentes a alunos nas escolas. A Jornada desta segunda-feira abrangeu as disciplinas de educação física e ciências.

A palestra foi ministrada pela professora de Química, Educação Física, Especialista em Treinamento de Força e Mestre em Ciências, Amanda Costa. Além da participação da professora da UFRJ, estavam presentes o Articulador Pedagógico em Educação Física de Barra Mansa, Renato Pessoa, o Articulador Pedagógico em Ciências de Barra Mansa, Lucas Peres e professores da rede municipal de Ciências e Educação Física.

Amanda pontuou o principal propósito do encontro. “Na palestra realizada, tratamos de assuntos sobre a atividade física como medicamento, a possibilidade dela ser uma intervenção não medicamentosa e a importância dos profissionais de educação física trazer esse letramento em saúde para os alunos e também para os pais”, a pesquisadora esclareceu a prática do letramento científico, Um dos temas que foi passado na reunião. “O letramento científico na saúde traz a informação científica construída pela academia de maneira que a população entenda”, explicou.

O Articulador Pedagógico em Ciências de Barra Mansa, Lucas Peres, destacou a necessidade do encontro. “Vivemos em um período de depressão e obesidade. Queremos unir as disciplinas para que a escola possa funcionar como um agente modificador. Tratar a atividade física como medicamento, traz um viés para o professor em sala de aula de modo a diminuir a quantidade de medicamentos que são consumidos pela população”, informou Lucas.

Lucas ainda frisou a importância da Educação Física e Ciências trabalharem em conjunto. “Se pensarmos no conceito de saúde e a escola serve como promotora de saúde temos as duas disciplinas Ciências e Educação Física que hoje trabalham separadas, mas elas precisam estar afinadas. A BNCC (Base

Nacional Comum Curricular) no estudo de ciências, foca no ensino de materiais sintéticos, trabalhar os remédios e então, lançamos a ação de utilizar a atividade física como um medicamento. “É importante se mexer e interligar essas duas áreas leva mais dinâmica para a sala de aula”, disse o Articulador.

O Articulador Pedagógico em Educação Física de Barra Mansa, Renato Pessoa, ressaltou o papel da Educação Física nas escolas nos tempos atuais. “A Educação Física não é mais abordada como uma disciplina esportivizante, antes era dividido por bimestre e cada período era praticado um esporte. Inclusive o profissional da Educação Física faz parte da área da saúde e atua dentro das unidades escolares”, destacou Renato.

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