Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Defesa Civil de Barra Mansa realiza simulado de sirenes no bairro Nova Esperança
Início do conteúdo da página

Defesa Civil de Barra Mansa realiza simulado de sirenes no bairro Nova Esperança

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h14 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h14

Exercício será um treinamento aos moradores sobre como agir nos casos de chuva forte e transbordamento do Rio Barra Mansa

 

Moradores do Bairro Nova Esperança terão a oportunidade de participar na próxima sexta-feira, 29, às 10 horas, do simulado de sirenes promovido pela Defesa Civil. O exercício faz parte das atividades alusivas ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres e visa consolidar a cultura de prevenção, integrando a sociedade e o poder público.

O exercício, de acordo com o coordenador da Defesa Civil – BM, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, funcionará como um treinamento aos moradores sobre como agir nos casos de chuva forte e transbordamento do Rio Barra Mansa. “Vamos testar a funcionalidade dos equipamentos de alerta para chuvas fortes e transbordamento. A previsão é acionar as sirenes às 10 horas e enviar SMS de alerta aos moradores cadastrados no sistema. Em seguida, os participantes serão encaminhados para o Colégio Municipal Clécio Penedo, que funcionará como ponto de apoio. Lá receberão orientações dos órgãos municipais que atuam nas ações do Plano Emergencial, como o Saae-BM e as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Pública, Manutenção Urbana e Saúde para deslocamento  do local para pontos seguros, pré-determinados e livres de riscos”, detalhou o coordenador.

Serginho disse ainda que a atividade de desocupação das residências seguirá protocolos de resposta a desastres naturais previstos no Plano de Emergência Municipal 2020.

O simulado acontece pela primeira vez no município e terá a participação de diretores da Secretaria de Estado de Defesa Civil, agentes das secretárias envolvidos no Plano de Emergência, voluntários e associação de moradores.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página