Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Defesa Civil de Barra Mansa realiza simulado de sirenes no bairro Nova Esperança

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h14 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h14

Exercício será um treinamento aos moradores sobre como agir nos casos de chuva forte e transbordamento do Rio Barra Mansa

Moradores do Bairro Nova Esperança terão a oportunidade de participar na próxima sexta-feira, 29, às 10 horas, do simulado de sirenes promovido pela Defesa Civil. O exercício faz parte das atividades alusivas ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres e visa consolidar a cultura de prevenção, integrando a sociedade e o poder público.

O exercício, de acordo com o coordenador da Defesa Civil – BM, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, funcionará como um treinamento aos moradores sobre como agir nos casos de chuva forte e transbordamento do Rio Barra Mansa. “Vamos testar a funcionalidade dos equipamentos de alerta para chuvas fortes e transbordamento. A previsão é acionar as sirenes às 10 horas e enviar SMS de alerta aos moradores cadastrados no sistema. Em seguida, os participantes serão encaminhados para o Colégio Municipal Clécio Penedo, que funcionará como ponto de apoio. Lá receberão orientações dos órgãos municipais que atuam nas ações do Plano Emergencial, como o Saae-BM e as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Pública, Manutenção Urbana e Saúde para deslocamento  do local para pontos seguros, pré-determinados e livres de riscos”, detalhou o coordenador.

Serginho disse ainda que a atividade de desocupação das residências seguirá protocolos de resposta a desastres naturais previstos no Plano de Emergência Municipal 2020.

O simulado acontece pela primeira vez no município e terá a participação de diretores da Secretaria de Estado de Defesa Civil, agentes das secretárias envolvidos no Plano de Emergência, voluntários e associação de moradores.