Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Hemonúcleo de Barra Mansa se prepara para a Semana Nacional do Doador de Sangue
Início do conteúdo da página

Hemonúcleo de Barra Mansa se prepara para a Semana Nacional do Doador de Sangue

Publicado: Domingo, 24 de Novembro de 2019, 19h53 | Última atualização em Domingo, 24 de Novembro de 2019, 19h54

Ação tem como principal objetivo aumentar estoque do setor para atender possíveis demandas do período de fim de ano

Na próxima segunda-feira, 25, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data, o Hemonúcleo de Barra Mansa realizará durante toda a semana uma ação com o objetivo de aumentar o estoque do banco de sangue, para atender as demandas de fim de ano, quando é registrado aumento nos índices de acidentes e de algumas doenças.

Em Barra Mansa a doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco com o doador. O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, execução de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil ainda precisa aumentar o número de doadores para chegar à média preconizada pelo órgão, que é fixada entre 3% e 5% em relação à população. “A média de doações no Brasil é de 1,8% da população. Diante disso, é necessário criar estratégias para captar novos doadores e fidelizar antigos, garantindo um estoque regular de sangue que atenda de modo satisfatório a demanda da população”, informou.

Em relação às doações no município, o coordenador comemora. “Tivemos um aumento de 11% no total de candidatos a doação em comparação ao mesmo período do ano passado. Para isso, preparamos uma singela homenagem aos doadores, oferecendo um lanche diferenciado, durante a semana”, informou Sérgio.

Perfil dos nossos doadores de sangue:

- Total de candidatos a doação - 5511

- Doadores pela primeira vez - 42%

- Doadores mais de uma vez - 58%

- Doadores do sexo masculino - 58%

- Doadores do sexo Feminino - 42%

- Doadores de reposição - 52%

- Doadores espontâneos - 48%

- Doadores aptos na triagem clínica - 83%

- Doadores inaptos na triagem clínica - 17%

 

Requisitos básicos para doar sangue:

- Estar em boas condições de saúde

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização)

- Pesar no mínimo 50 kg

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

- Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

 

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205 A, anexo à Santa Casa, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, com coleta de sangue das 7 às 11 horas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página