Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > 19ª Mostra de Dança reúne 400 alunos da rede pública de Barra Mansa

19ª Mostra de Dança reúne 400 alunos da rede pública de Barra Mansa

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h18

Evento atraiu 700 pessoas e visa estimular novas formas de expressão

O Parque da Cidade foi palco da 19ª Mostra de Dança de Barra Mansa, onde 400 alunos de 13 unidades escolares e da ONG Instituto Universo Acreditar apresentaram coreografias nos mais diversos estilos musicais, como balé clássico, pop, ritmos regionais e contemporânea.

Com um público estimado de 700 pessoas, a Mostra de Dança reuniu 36 coreografias, realizada por alunos com idade entre 5 e 20 anos. A escolha do estilo musical ficou a cargo dos estudantes e professores. Os ensaios começaram em fevereiro.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, explica a visão da equipe da pasta em ampliar e intensificar as formas de expressão artísticas nos alunos. “Existem dentro dos projetos pedagógicos, nas atividades de educação e ensino, diferentes formas de expressões culturais. Hoje é a culminância de uma delas, com a dança. Tem a questão da arte plástica, da arte escrita, da leitura, da arte visual, da expressão corporal por meio de atividades físicas, entre outras. E a dança é uma das expressões fundamentais”, informou Fernando.

O articulador pedagógico da Educação Física e um dos responsáveis pela mostra, Renato Pessôa, apontou os benefícios de incentivar aulas de dança entre os alunos. “O uso da dança como prática pedagógica, favorece a criatividade, além de favorecer o processo de conhecimento corporal, de habilidades físicas e aquisição de repertório motor”, pontuou Renato.

Jocilene Aparecida Ramos é mãe da pequena Lavínia Ramos Sobrinho, que se apresentou pela escola municipal Independência e Luz. A moradora do bairro Vale do Paraíba se emocionou com a apresentação da filha. “Achei lindo e me emocionei. É a primeira vez que ela participa. Achei que ela ficaria com vergonha, mas na hora ela se soltou. Mas ela estava animada e empolgada para o grande dia”, relatou Jocilene.

A iniciativa é uma realização anual da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Cultura.

Fotos: Chico de Assis