Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > 19ª Mostra de Dança reúne 400 alunos da rede pública de Barra Mansa
Início do conteúdo da página

19ª Mostra de Dança reúne 400 alunos da rede pública de Barra Mansa

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h18

Evento atraiu 700 pessoas e visa estimular novas formas de expressão

 

O Parque da Cidade foi palco da 19ª Mostra de Dança de Barra Mansa, onde 400 alunos de 13 unidades escolares e da ONG Instituto Universo Acreditar apresentaram coreografias nos mais diversos estilos musicais, como balé clássico, pop, ritmos regionais e contemporânea.

Com um público estimado de 700 pessoas, a Mostra de Dança reuniu 36 coreografias, realizada por alunos com idade entre 5 e 20 anos. A escolha do estilo musical ficou a cargo dos estudantes e professores. Os ensaios começaram em fevereiro.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, explica a visão da equipe da pasta em ampliar e intensificar as formas de expressão artísticas nos alunos. “Existem dentro dos projetos pedagógicos, nas atividades de educação e ensino, diferentes formas de expressões culturais. Hoje é a culminância de uma delas, com a dança. Tem a questão da arte plástica, da arte escrita, da leitura, da arte visual, da expressão corporal por meio de atividades físicas, entre outras. E a dança é uma das expressões fundamentais”, informou Fernando.

O articulador pedagógico da Educação Física e um dos responsáveis pela mostra, Renato Pessôa, apontou os benefícios de incentivar aulas de dança entre os alunos. “O uso da dança como prática pedagógica, favorece a criatividade, além de favorecer o processo de conhecimento corporal, de habilidades físicas e aquisição de repertório motor”, pontuou Renato.

Jocilene Aparecida Ramos é mãe da pequena Lavínia Ramos Sobrinho, que se apresentou pela escola municipal Independência e Luz. A moradora do bairro Vale do Paraíba se emocionou com a apresentação da filha. “Achei lindo e me emocionei. É a primeira vez que ela participa. Achei que ela ficaria com vergonha, mas na hora ela se soltou. Mas ela estava animada e empolgada para o grande dia”, relatou Jocilene.

A iniciativa é uma realização anual da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Cultura.

 

Fotos: Chico de Assis

registrado em:
Fim do conteúdo da página