Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Rodrigo Drable se reuniu com representantes culturais de Barra Mansa

Rodrigo Drable se reuniu com representantes culturais de Barra Mansa

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h11 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h11

Encontro serviu para apresentar ao Executivo propostas de modificações do Conselho Municipal de Cultura

Artistas e agentes de diversas representações culturais de Barra Mansa se reuniram com o prefeito Rodrigo Drable, na manhã desta sexta-feira (22), para apresentar as propostas de readequação do Conselho Municipal de Cultura. Dentre as proposições estão a inclusão de novos setores de representatividade negra e a redução de uma cadeira da Sociedade Civil e do Poder Público. Atualmente o conselho conta com 20 integrantes. Com a nova sugestão esse número cai para 18.

Após a apresentação das propostas, Drable sugeriu a ampliação do debate, por meio de audiência com o envolvimento de mais agentes da sociedade e dos vereadores. Esse encontro foi definido para o dia 04 de dezembro, às 18h, no Parque Natural de Saudade, quando serão discutidos os detalhes das ideias e a nova formação do Conselho.

O prefeito Rodrigo Drable explicou o motivo de um novo encontro, com mais autoridades envolvidas. “Para falar sobre democracia e justiça temos que justificar quais ações que cada represente eleito irá exercer em prol da população e também explicar quais os motivos da redução de cadeiras e as substituição de alguns segmentos. Para isso é importante que a Câmara também esteja presente para acompanhar e opinar sobre as ideias e propostas do Conselho”, disse.

Rodrigo ainda expressou sua opinião sobre a funcionalidade dos Conselhos de Cultura. “Um bom conselho é aquele que conta com a grande participação da sociedade. Por isso a importância de que as pessoas envolvidas tenham representatividade para garantir que as ações desenvolvidas tenham pluralidade e adesão da população”, completou o prefeito.

De acordo com o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa e membro do Conselho, Marcelo Bravo, a proposta de adequação do Conselho se dá pelo fato de alguns setores não terem participação dos membros e também da população. “Nós recebemos as propostas no Fórum Municipal de Cultura e acolhemos a inclusão da cultura afro, hip hop, capoeira e artesanato, que não tinham representação no conselho. São setores que cresceram muito no município e agora podem ter representatividade, se aprovada a ideia”, contou.

Presentes na reunião estiveram representantes do artesanato, hip hop, cultura afro, capoeira, artes visuais, literatura, dança, de produtores e agentes culturais.

Após o encaminhamento da mensagem com projeto de lei do Conselho Municipal de Cultura, haverá um prazo para convocação do Fórum para eleger os novos conselheiros de acordo com sua composição.