Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Barra Mansa conquista melhor índice regional em combate à mortalidade infantil, segundo o Ministério da Saúde
Início do conteúdo da página

Barra Mansa conquista melhor índice regional em combate à mortalidade infantil, segundo o Ministério da Saúde

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 23h34 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 23h34

Resultado é destaque entre municípios com população superior a 100 mil habitantes

 

O Ministério da Saúde, através do DATASUS, divulgou recentemente os índices referentes as taxas de mortalidade infantil no Médio Paraíba e Barra Mansa aparece com a maior redução de casos entre cidades classificadas como TM - Taxa de Mortalidade para municípios com populações superiores a 100 mil habitantes.

Os dados são calculados através de amostragem em 1000 nascidos vivos. Segundo levantamento do Dado Vitas SES/RJ, entre 2011 e 2018, Barra Mansa diminuiu esse índice de 12,20 para 7,28, representando uma queda de 40.57%. A segunda melhor iniciativa alcançou uma redução de 14,30%.

O município também ficou com uma média melhor que a estadual e regional em 2018, onde a taxa média para o estado do Rio de Janeiro é de 12,54 e de 11,57 para o Médio Paraíba.

A Secretaria de Saúde também divulgou os dados municipais de números absolutos de óbitos fetais, infantis e maternos. De sete categorias, Barra Mansa reduziu os números em seis, representando uma grande mudança da atual gestão em contrapartida aos anos anteriores.

Fazendo um comparativo de 2016 até setembro deste ano, os óbitos fetais caíram 37,5%, os óbitos infantis 13%, neonatal tardia (de 7 a 27 dias) 50%, pós-neonatal (28 dias a menos de um ano) 42,8% e óbitos maternos 40%.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, explica que os bons índices são resultado a um trabalho sério e focado em resgatar os mecanismos de saúde. “Desde o início da gestão, estamos trabalhando para apresentar os melhores resultados e oferecer saúde de qualidade à população. Temos conquistados excelentes índices perante o Ministério da Saúde. Nossa meta é avançar ainda mais na saúde para as crianças e mães”, apontou Sérgio Gomes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página