Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Prefeito Rodrigo Drable entrega escola totalmente reformada a comunidade de Rialto

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 19h28 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 19h28

Inaugurada em 1935, unidade nunca havia passado por grande intervenção; professores não tinham sala específica, aparelhos de ar condicionado estavam comprados, mas sistema elétrico deficitário não permitia instalação

A comunidade do distrito de Rialto recebeu na noite desta segunda-feira (10) uma escola totalmente reformada. A obra foi entregue pelo prefeito Rodrigo Drable em cerimônia que contou com as presenças da vice-prefeita, Fátima Lima, dos secretários de Educação, Vantoil de Souza, de Governo, Marcus Vinícius Barros, de Planejamento Urbano, Eros de Santos, de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, de Administração, Adilson Rezende, do diretor executivo do Fundamp, Nivaldo Viana, do procurador Geral do Município, César Catapreta, além do subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, do presidente da Câmara Legislativa, Paulo Chuchu e os vereadores Elias do Corbama e Luis Antônio Cardoso. Houve apresentação do Projeto Música nas Escolas.

A unidade inaugurada na década de 1935 nunca havia passado por uma grande intervenção. Durante a solenidade, o chefe do Executivo lembrou a existência de um quadro em uma das salas de aula que retrata a precariedade de conservação da unidade. “Quando assumi o governo, fiquei com vergonha de ter uma escola nessas condições na nossa rede de ensino. Para se ter ideia, a unidade tinha ar condicionado ensacado em cima de armários enquanto as crianças suavam e sofriam com tamanha intensidade do calor. Até então, ninguém se dignou a fazer as instalações elétricas necessárias para que o funcionamento dos aparelhos fossem viabilizados”, detalhou o prefeito, destacando  que entre as melhorias realizadas estão o revestimento de 1.60 metro nas paredes visando facilitar os procedimento permanentes de limpeza e a instalação de janelas em blindex.

O prefeito lembrou ainda que o pátio da escola estava horrível, mas que após as reformas melhorou muito. “Não é a escola que eu sonhei. Se pudesse construiria outra. No entanto, é a possível de se fazer, é a melhor que hoje podemos ter. A escola está linda e agradável, e foi transformada num ambiente digno para as nossas crianças. Tudo isso é o resultado do esforço do trabalho em equipe, da diretora que ao longo do período de realização da obra fez o controle financeiro e de material. Ela fez o papel de mestre de obra”.

Ainda no decorrer do evento Rodrigo destacou que neste ano inaugurou três creches e que até dezembro de 2020, entregará outras três unidades. Comentou ainda sobre a geração de emprego. “Tenho acompanhado informações sobre a pretensão de instalação de empresas em algumas localidades do país, mas efetivamente nada foi concretizado. Enquanto isso aqui em Barra Mansa, vamos avançando seguindo a vocação econômica do município, que é o comércio. Vamos inaugurar em breve um hipermercado e gerar 450 empregos, assim como o centro de compras do Ano Bom com 400 empregos, o empreendimento no antigo mercado popular com 200 empregos e o shopping em cima da Rodoviária, com outras 350 vagas de trabalho. Temos ainda uma série de melhorias e obras ocorrendo na cidade e outras por começar, como a construção das casas do pátio de manobras, o asfaltamento da Avenida Presidente Kennedy, a revitalização do Parque Natural Municipal de Saudade, a Fábrica de Óculos e a Clínica de Hemodiálise.  Temos que comemorar cada uma de nossas conquistas e ter muito orgulho da nossa equipe”.

No contexto das grandes conquistas, o prefeito destacou a atuação de Welsten Leopoldino, ex-aluno do Projeto Música nas Escolas. “Ele merece o título de mestre em música, é um grande orgulho para a nossa cidade”, enfatizou.

Welsten é mestre em música (Ensino das Práticas Musicais) e Bacharel em saxofone pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem complementação Pedagógica pela UNINCOR - Vale do Rio Verde e desde 2009 atua na função de saxofonista solista e professor, no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, na qual vem desenvolvendo uma produtiva escola de saxofone; e ocupando também a liderança de naipe da Banda Sinfônica, grupo com diversas premiações no cenário musical brasileiro.

O secretário de Educação, Vantoil de Souza, citou outras realizações referentes às sua Pasta, entre elas a reforma do Colégio Municipal Washington Luiz, em Saudade, da Escola Colônia Sato Antônio e a restauração do sistema elétrico da Escola Municipal Antônio Pereira Bruno, no Goiabal.

A diretora da Escola Municipalizada de Rialto, Márcia Carolina Ramos Silva Marinho, agradeceu ao prefeito pelo olhar carinhoso que teve com a escola e a comunidade. “Nossos alunos ganharam um colégio bonito e descente. Fui de sala em sala pedindo a cada um deles para que zelem e cuidem desse espaço, pois esperamos muito por um prefeito que tivesse essa atenção com a gente. Agradeço a equipe de manutenção da SME e carinhosamente aos ex-diretores Rita Rocha e Robson Romio”, concluiu.