Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Rodrigo Drable acompanha obras do Colégio Washington Luiz e Parque Natural de Saudade

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h42 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 15h44

Conclusão dos serviços está prevista para o segundo semestre deste ano. Unidade escolar está sendo totalmente renovada; já o Parque de Saudade ganhou lago natural, novas espécies nativas e terá Jardim Sensorial

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable, acompanhado do vereador Elias do Corbama, vistoriou na manhã desta terça-feira (11), o andamento de duas importantes obras no município: a reforma integral do Colégio Municipal Washington Luiz e a revitalização no Parque Natural Municipal, ambas no bairro Saudade.  Além do espaço físico renovado, os alunos da unidade escolar desfrutarão de novos mobiliários e equipamentos necessários para o pleno desenvolvimento do processo de aprendizagem.

De acordo com Rodrigo Drable, a expectativa é de que as obras do Colégio Washington Luiz sejam finalizadas no segundo semestre deste ano. “Queremos transferir ainda este ano, os 780 alunos que estão estudando no Ciep Bom Pastor para esta unidade”, afirmou o prefeito.

O Colégio Washington Luiz completa no dia 31 de agosto, 47 anos de fundação. Atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Pós-Médio, através de cursos técnicos. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) também é realizada na unidade.

A meta da diretora Géssika Belan é promover novas rotinas para os alunos já a partir de 2020 com a implantação da educação em tempo integral. “Cada dia mais fica comprovada a eficácia de educação na transformação da vida das pessoas e, é exatamente isso que queremos proporcionar aos educandos, a perspectiva de futuro”, destacou.

A diretora adjunta Viviane Leite lembrou que a escola atende alunos de várias comunidades, como Saudade, Colônia, Siderlândia, Vila Nova e Vila Coringa.

A reforma da unidade abrange 23 salas de aula, além das salas técnicas de informática, leitura, biblioteca, auditório, SOE, SOP, direção, refeitório e a quadra.

Parque Natural terá Jardim Sensorial

A segunda visita do prefeito Rodrigo Drable nesta manhã foi ao Parque Natural Municipal de Saudade. O local está passando por uma série de serviços de manutenção e conservação desde o final de maio. Mas, a grande inovação fica por conta da criação de um Jardim Sensorial.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o espaço oferecerá um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, plantadas visando despertar os sentidos, principalmente o tato e o olfato de portadores de deficiência. “Dessa maneira avançamos um pouco mais na proposta de uma educação socioambiental inclusiva”, ressaltou.

O Jardim Sensorial contará com monitores do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) para o desenvolvimento das atividades.

A revitalização do Parque já contemplou a reforma do auditório, o plantio de 200 espécies nativas da Mata Atlântica, como paineira, ipê, guapuruvu, cedro rosa, pau ferro e aroeira, e espécies frutíferas, entre elas ameixa, pitanga e laranja de macaco. Foi efetuada a retirada de árvores comprometidas pela ação do tempo e em breve serão substituídas as luminárias e realizada a instalação de câmeras de segurança.

Além disso, aproveitando três poços naturais foi introduzido no interior da unidade um lago que receberá espécies do Rio Paraíba do Sul com a finalidade de aprimorar as atividades de educação ambiental.

Atualmente o Parque natural Municipal de Saudade funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Após o processo de revitalização a perspectiva é de funcionamento também aos fins de semana e feriados.