Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Imprensa > Notícias > Barra Mansa encaminha propostas para a Conferência Estadual de Saúde
Início do conteúdo da página

Barra Mansa encaminha propostas para a Conferência Estadual de Saúde

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h22 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h22

Sugestões foram apresentadas na Conferência Municipal realizada no último fim de semana; delegados eleitos defenderão os encaminhamentos em evento estadual e nacional

Implantar conselhos gestores em todas as unidades de saúde, promover a formação continuada e permanente dos profissionais de saúde a fim de otimizar o atendimento aos usuários do SUS ( Sistema Único de Saúde); efetivar o programa Saúde nas Escolas, com ampliação do número de unidades atendidas e buscar a revisão da tabela SUS, a qual não passa por um  reajuste de valores há cerca de 20 anos. Essas são algumas das propostas que os delegados de saúde de Barra Mansa vão apresentar na Conferência Estadual de Saúde a ser realizada nos próximos dias 24, 25 e 26, em local ainda a ser definido.

As sugestões foram apresentadas pelos grupos de trabalho durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde realizada na sexta-feira e no sábado, dias 12 e 13 de maio, no auditório da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O encontro teve como tema Democracia e Saúde e reuniu dezenas de representantes da sociedade civil, do governo municipal, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), para debater propostas e apresentar políticas públicas de saúde de acordo com o eixo nacional. Ao todo foram formalizadas 28 propostas. O prefeito Rodrigo Drable participou da abertura do evento.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, reafirmou a importância das discussões em torno de melhorias na área da saúde. “Ouvimos no decorrer do encontro, as deficiências do setor, apontadas pelo Conselho Municipal de Saúde. A medida é um fedback dos serviços prestados pelo município e nos aponta caminhos para buscar uma melhoria constante. Importante ressaltar que hoje, em torno de 80% da população utiliza o SUS, isso equivale a aproximadamente 143.600 dos 179.451 habitantes do município. Por isso essa busca constante pelo aprimoramento é tão fundamental”, ressaltou Sérgio Gomes.

Segundo a gerente de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Sobreira Almeida, ainda esta semana os relatórios serão encaminhadas para os organizadores da Conferência Estadual de Saúde.  “Além de debater as propostas para a melhoria da saúde pública, foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Saúde para o quadriênio 2020/2024. Oito desses representantes já participam da Conferência Estadual e posteriormente, da Conferência Nacional, entre os dias 4 e 7 de agosto”, detalhou Mariana.

ELEIÇÕES – No sábado, foi realizada a eleição para a escolha dos novos representes do Conselho Municipal de Saúde. A entidade garante a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. O conselheiros tem entre outras atribuições acompanhar a utilização dos recursos repassados pelo SUS e o Governo Federal para a Saúde, monitorar a execução das ações na área da saúde, participar da formulação das metas para a área da saúde e reunir-se ao menos uma vez por mês para discutir assuntos pertinentes ao setor.

O conselho é composto por 12 representantes dos usuários, entre associações, sindicatos e igrejas, entre outros; três representantes da entidade gestora, ou seja, da Secretaria de Saúde, três de prestadores de serviço, Santa Casa, Apae e UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e outros seis representantes de entidades de classe, Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Odontologia, Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e CRM (Conselho Regional de Medicina).

Fotos: Chico de Assis

registrado em:
Fim do conteúdo da página